Mackenzie adota tecnologia 3D em salas de aula

Alunos do Fundamental ao Ensino Médio estudarão em três dimensões

Disciplinas tidas como de difícil assimilação pelos alunos serão mais facilmente ensinados e compreendidos com tecnologias em três dimensões (3D). Assim, os Colégios Presbiterianos Mackenzie decidiram levar a seus alunos do ensino fundamental ao médio novas tecnologias e começarão a dar aulas de matemática, química, física e biologia com a exibição de vídeos em 3D (ver foto: divulgação).

A diretoria educacional do Mackenzie, consciente da necessidade de envolver os estudantes de uma geração que já nasceu conectada com ferramentas pedagógicas que auxiliem no aprendizado, adquiriu para suas unidades em São Paulo, Tamboré e Brasília a Unidade Móvel XDS, da XD Education. A estação inclui, em um único gabinete de fácil transporte, computador, projetor e kit de óculos 3D, sistema de som e o software Eureka.in – Objetos de Aprendizagem 3D e Módulo 3D Estereoscópico, permitindo total mobilidade para otimizar o uso da tecnologia em várias salas de aula.

“É como se os alunos fossem a uma sessão de cinema 3D para estudar de uma forma mais intensa e interativa, o que facilita a compreensão dessas matérias. Temos acompanhado as tendências de implementação das novas tecnologias na educação e queríamos uma ferramenta pedagógica dentro de uma visão educacional que preservasse a tradição, princípios e valores do Mackenzie, mas que, ao mesmo tempo, estivesse na vanguarda tecnológica. Os módulos da XD Education são extremamente adequados, podem ser entrelaçados às aulas normais e também estudados em inglês, o que vai ao encontro do nosso projeto de internacionalização”, diz Solano Portela, Diretor Educacional do Mackenzie.

“Os objetos de aprendizagem da XD Education serão excelentes ferramentas de apoio, permitindo associar a solução tecnológica com nossos materiais didáticos e o trabalho dos professores. Será um ganho pedagógico muito grande. Sabemos que a Educação 3.0 não está restrita ao uso de plataformas digitais, mas de como utilizá-las associando com os conteúdos disponíveis. Esta geração é extremamente visual e tem dificuldade de entender alguns conteúdos abstratos. A tecnologia da XD ajuda a construir o entendimento a respeito daquele conhecimento”, assinala a professora Débora Muniz, Gerente de Educação Básica do Mackenzie.

De acordo com Luís Carlos de Carvalho, Diretor de Relacionamento e Negócios da XD Education, o impacto das imagens em 3D estimula a memória dos alunos na medida em que deixa temas abstratos mais fáceis de serem explicados e entendidos. “A riqueza de detalhes dos conteúdos permite aos professores otimizar o tempo da aula e dar maior foco no atendimento dos estudantes e no esclarecimento de dúvidas. O software simula laboratórios de ciências, permitindo aos alunos e professores fazer experiências em tempo real em ambientes virtuais seguros e sem demandar investimentos em infraestrutura para montar um laboratório físico”, explica.

“O Mackenzie escolheu a XD Education e seus objetos de aprendizagem 3D depois de realizar uma profunda análise e de avaliar diversas soluções inovadoras do mercado de educação e tecnologia. A parceria com o Mackenzie é um grande passo para consolidarmos nossa presença no mercado brasileiro”, acrescenta Carvalho.

Ao todo, o Eureka.in disponibiliza mais de 2.000 Objetos de Aprendizagem bilíngue (português e inglês) em 3D, com textos, imagens e simulações interativas, e 250 títulos no Módulo 3D Estereoscópico para as disciplinas de biologia, química, física e matemática. Além dos vídeos em 3D, as soluções reúnem simulações interativas, banco de questões, jogos e links com Internet que tornam as aulas muito mais instigantes e de fácil assimilação.

Distribuidora e representante exclusiva no Brasil da Designmate, empresa indiana com mais de 24 anos de atuação no setor educacional e pioneira no uso de animação gráfica para simplificar conceitos das disciplinas de matemática, química, física e biologia, a XD Education já contabiliza mais de 200 instituições de ensino no Brasil usuárias dos Objetos de Aprendizagem 3D e Módulo 3D Estereoscópico – Eureka.in, como Colégios Santa Maria (PE), BeitYaacov (SP), Mater Dei (SP), SESI (TO), SESI (PA), Mario Quintana (RS), Projeção (DF), Integral (BA), Eduardo Gomes (SP) e Santa Dorotéia (AM), entre outras.

A Designmate conquistou o mercado mundial de educação com a criação de Objetos de Aprendizagem 3D e do Módulo 3D Estereoscópico – Eureka.in, que hoje são utilizados, além do Brasil, em mais de 10 mil escolas públicas e privadas em países como Índia, Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia, Japão, Cingapura, Malásia, Arábia Saudita, Tailândia, México, Chile e Emirados Árabes Unidos.

Foto: Divulgação

Fonte: ACS Comunicação

 

Adicionar comentário