Programa Ciência sem Fronteiras concede a primeira cota de bolsas

Programa-Cincia-sem-FronteirasO ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, disponibilizam no dia 16 de agosto, no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), as primeiras duas mil bolsas de estudos da modalidade sanduíche para graduação no exterior do Programa Ciências sem Fronteiras (CsF). Essa primeira cota se destina às mais de 250 Universidades e Institutos Federais de Educação Tecnológica que participam dos seguintes programas: Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Caberá a essas entidades educacionais a seleção dos candidatos às bolsas observando os critérios estabelecidos pelo CsF como, por exemplo, experiência em atividades de iniciação científica, desempenho acadêmico destacado, suficiência em inglês ou no idioma do país da Universidade que receberá o estudante ou ter se destacado em olimpíadas científicas como de matemática, química, física, entre outros pré-requisitos.

Também está a cargo das instituições o contato e as negociações com as universidades que receberão os bolsistas no exterior, sendo que estas devem estar incluídas na relação das previamente selecionadas pelo Programa. O valor das bolsas é de US$ 870 (mais benefícios) para as universidades nos Estados Unidos e de 870 euros (mais benefícios) para as instituições na Europa.

Fonte: CNPq

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado