Lugar de criança é no museu

Despertar o interesse na ciência desde cedo é importante

silvio IMG 1739Na região de Boston, nos Estados Unidos, estão instaladas instituições de pesquisa mundialmente renomadas, como a Harvard University, a Northeastern University e o MIT (Massachusetts Institute of Technology). Ao lado de muito conhecimento e tecnologia, a região conta também com muitos museus.

Geralmente, temos a imagem de que museu é um local em que se contempla passivamente as coleções e objetos expostos. E as crianças, certamente, não se contentariam em simplesmente observar os objetos.

Museus que despertam interesses em crianças existem e podemos destacar, em Boston, o Museum of Fine Arts e o Museum of Science. Ambos os museus têm atividades e formas de explicação bastante didáticas que propiciam um passeio agradável e nada monótono.

silvio IMG 1548 recortadoO Museum of Fine Arts (Museu de Belas Artes) possui um acervo com mais de 450.000 objetos de todas as regiões do mundo, desde cerâmicas antigas confeccionadas em torno de 6000 A.C. até arte contemporânea. Certamente, há mais adultos do que jovens visitantes; entretanto, o que desperta a atenção são as famílias que levam crianças.

E as crianças gostam de museus? No Museum of Fine Arts, com certeza, as crianças não sentem tédio, pois existem folhetos e revistas para preencher com os dados e imagens do acervo. À medida em que percorrem os corredores, as crianças prestam atenção para poder escrever nos papeis. Adicionalmente, há também atividades em que elas podem pintar e moldar com as mesmas técnicas utilizadas nas obras expostas.

silvio IMG 1690O Museum of Science (Museu da Ciência) também adota o conceito de proporcionar atividades para crianças. Anteriormente, o nome desse museu era Museu de História Natural. Entretanto, houve mudança de concepção, assim como de denominação.

O Museum of Science está quase que totalmente voltado para as crianças e adolescentes. Existem infinitas atividades para eles, de forma a tornar a ciência atraente. Entre as inúmeras salas do museu, uma bastante interessante é sobre a Matemática, pois os conceitos são apresentados com desenhos e figuras do cotidiano, além de poderem interagir, de forma a tornar mais fácil a compreensão.

Texto e fotos: Equipe Professornews

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado