Animação sobre a Palestina bomba nas redes sociais

Cartunista conta a história das guerras de uma forma tragicômica

Por conta do recente conflito que se instaurou na região da Palestina entre muçulmanos e judeus, aumentou a discussão internacional sobre o “mais do mesmo” de quem é justo na reivindicação da “Terra Santa”: palestinos ou israelenses.

De uma forma tragicômica, a cartunista norte-americana Nina Paley mostra uma animação de todos os povos que ocuparam as regiões da Palestina e Israel muito antes da criação desses dois Estados, nos períodos da Pré-História até os dias de hoje. O vídeo This Land is Mine (A Terra é Minha) com a música homônima interpretada por Andy Williams, composta por Ernest Gold e Pat Boone, está bombando nas redes sociais de todo o mundo.

A canção é uma paródia da música The Exodus Song, que foi um tema do sionismo estadunidense nas décadas de 1960 e 1970, na intenção de afirmar o direito da terra a Israel. No entanto, a música é interpretada por todos os povos que aparecem na animação.

No vídeo, a região do Oriente Médio é primeiramente habitada por homens pré-históricos, mas as sucessivas guerras e limpezas étnicas são sucedidas por: cananeus, egípcios, assírios, israelitas, babilônios, macedônios, gregos, mais uma vez egípcios, selêucidas, hebreus, macabeus, romanos, bizantinos, califado árabe, cruzados, mameluco egípcio, turco otomano, árabes, britânicos, palestinos e israelenses.

Veja o vídeo legendado no YouTube.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado