Casa das Rosas concede bolsas a pesquisadores e tradutores da obra de Haroldo de Campos

O bolsista ganha passagem, hospedagem e bolsa para consultar o Acervo Haroldo de Campos.

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, gerenciada pela POIESIS Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura – está com inscrições abertas até 14 de março para os interessados em participar do Programa de Incentivo à Pesquisa e à Tradução da Obra de Haroldo de Campos.

A entidade oferece duas bolsas anuais, no valor de R$ 4.000,00 cada, para permanência de 30 dias em São Paulo. Se o bolsista não residir na região metropolitana, receberá hospedagem e passagens de ida e volta. O Programa também contempla candidatos estrangeiros.

Para o Programa de Incentivo, será selecionado um projeto de pesquisa ou tradução sobre a obra poética, tradutória ou crítica teórica do autor.

Para a seleção, é fundamental a relevância da pesquisa ou da tradução para a compreensão e difusão da obra do poeta Haroldo de Campos, com destaque a aspectos pouco explorados de sua produção e ao grau de importância da pesquisa local para o projeto.

O Programa de Incentivo do Centro de Referência Haroldo de Campos já recebeu três bolsistas: a teórica e tradutora Inês Oséki Depré, com um projeto de tradução de ensaios do autor para o francês; o poeta uruguaio Victor Sosa, dedicado a fazer uma antologia de poemas traduzidos para o espanhol; e Jasmin Wrobel, pesquisadora alemã que estuda os traços de uma escritura global no livro Galáxias. 

O download do edital nomeado Chamamento Público POIESIS Nº1/2014, pode ser feito no site da POIESIS em www.poiesis.org.br/new/editais/

Fonte: Assessoria de Imprensa da Casa das Rosas

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado