MCB: exposição bens tombados no Litoral Paulista e no Vale do Paraíba

A visitação estará à disposição até 31 de julho

O Museu da Casa Brasileira (MCB) e o Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP) organizam a exposição Patrimônio Paulista: Litoral e Vale do Paraíba, acerca do patrimônio histórico das cidades da região, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

O acervo conta com fotografias de Iatã Cannabrava e textos da cientista social Margarida Cintra Gordinho, que constam no livro homônimo que deu origem à mostra. As imagens mostram a situação de bens tombados em cidades do Vale do Paraíba e da faixa litorânea do Estado de São Paulo pelo Condephaat.

Dentre as atrações que podem ser vistas, destacam-se as imagens das antigas vilas habitadas pelos portugueses nos séculos XVI e XVII e cidades como Santos, Iguape, Cananéia, Jacareí e outras.

“No litoral norte, Ilhabela e Ubatuba preservam edificações que testemunham a riqueza que a cana de açúcar e a navegação de cabotagem geraram para a região e São Sebastião, por suas atividades portuárias contemporâneas, tornou-se um município estratégico e que guarda um Centro Histórico significativo. Em Santos, o Centro Histórico e a área portuária são testemunhos da pujança do café, que séculos mais tarde transformaria a cidade numa das mais prósperas do país, com seu porto e seus negócios de exportação”, explicou Cintra, autora do livro de mesmo nome que deu origem à exposição.

Saiba mais no site do Sisem.

Fonte: Sisem

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado