FAAP apresenta exposição Mestres e Discípulos da Arte

Mostra conta com pinturas de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e outros artistas

O Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB-FAAP) apresenta a exposição Mestres e Discípulos da Arte, até 30 de junho. O acervo tem como tema a relação de professores e alunos na produção artística e cultural do Brasil.

Uma das mostras é sobre o trabalho de Pedro Alexandrino, que foi tutor de Tarsila do Amaral em pintura e desenho, que, por sua vez, foi mestra de Tuneu (Antonio Carlos Rodrigues), professor do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A exposição, que possui 51 gravuras e pinturas, expõe como artistas de diferentes gerações têm suas obras influenciadas por alguma linha do tempo, sejam como docentes ou como estudantes.

“A partir de Alexandrino, pontuamos por meio das obras momentos do século XX e da primeira década do século XXI. E vamos mostrar algumas das muitas relações possíveis: alguns artistas desenvolveram as propostas de seus mestres e outros tomaram caminhos totalmente opostos”, disse a professora Maria Izabel Branco Ribeiro, curadora da exposição e diretora do MAB.

Entre algumas obras que o público poderá conferir, estão: O Retrato de Oswald de Andrade (1923), O Sapo (1928), Retrato de Verinha, filha de Vera Vicente de Azevedo (1937), de Tarsila do Amaral; A Boba (1915/16), e Homem das 7 cores (1915/16), de Anita Malfatti, que, assim como Tarsila, foram importantes expositoras na Semana de Arte Moderna de 1922.

A exposição tem entrada franca e funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h. O agendamento de visitas educativas pode ser feito pelo telefone (11) 3662-7200. A exposição fica Sala Annie Penteado do MAB, na Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo-SP.

Fonte: Assessoria de imprensa do MAB-FAAP

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado