Unesco torna Frevo pernambucano patrimônio da humanidade

Decisão foi tomada numa reunião na França, com a participação de Marta Suplicy

Na última quarta-feira (5), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) tornou o Frevo pernambucano patrimônio imaterial da humanidade, numa reunião que contou com a presença da ministra da Cultura, Marta Suplicy, em Paris, França.

“O Frevo é uma tradição artística muito dinâmica, na qual podemos encontrar expressões que mudaram ao longo dos anos, mas que permaneceram importantes na realização do Carnaval de Recife”, disse a Unesco.

A decisão de incluir o ritmo pernambucano como Artes do espetáculo do Carnaval de Recife e de Olinda, aconteceu durante a 7ª sessão do comitê intergovernamental de proteção dessa área da Unesco (ligado à ONU para educação, ciência e cultura), formado por 24 nações.

“Essa decisão representa o reconhecimento dos progressos de nossa política de proteção do patrimônio cultural imaterial”, disse Marta Suplicy em seu discurso em francês. Outras tradições internacionais também consagradas como patrimônios imateriais são o Tango argentino e a culinária francesa.

Fonte: Daniela Fernandes (BBC Brasil)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado