29 de outubro: Dia Nacional do Livro

Você sabe por que comemoramos esta data?

Por Suzana Ziareki (*)

120px-0200 years Biblioteca Nacional in Rio de Janeiro city Em 29 de outubro de 1810, a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando foi fundada a Biblioteca Nacional. É por este motivo que nesta data comemoramos o Dia Nacional do Livro.

O primeiro livro editado no Brasil foi “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga. Nessa obra, Dirceu é o pastor que cultiva o ideal da vida campestre e vive entre ovelhas em uma choupana e aproveita o momento presente ao lado da amada Marília.

Desde essa época, o mercado editorial cresceu muito, é verdade, mas aproveito a data comemorativa aqui para levantar um alerta. Os brasileiros leem apenas 1,8 livros por ano, enquanto na Colômbia, a média é de 2,4 livros por habitantes a cada ano, nos Estados Unidos, 5 livros por ano e, na Inglaterra, 7 livros por ano.

Ler ajuda-nos a interiorizar as difíceis regras gramaticais. Seria praticamente impossível decorar todas elas, mas através da leitura assimilamos a dinâmica, o funcionamento da Língua Portuguesa. Estimula a imaginação, faz-nos criar imagens em nossas mentes, diferentemente de apenas observarmos essas imagens assistindo a um filme, por exemplo. Através da leitura, o ser humano se torna capaz de pensar com autonomia, de exercer seu papel de cidadão.

Argumentos não faltam para dizermos o quão é importante o hábito de ler. Ainda mais num país onde apenas um entre cada quatro brasileiros consegue ler e compreender um texto mais elaborado. É necessária uma efetiva reflexão sobre esta questão; o incentivo ao hábito da leitura deve estar presente desde a infância.

Há que se mobilizar setores públicos e privados além da sociedade civil, pois uma grande nação se faz de cidadãos conscientes de seu papel de agentes atuantes em uma sociedade. Ora, como fazê-lo com habitantes que mal sabem ler? Leitura enriquece, engrandece, estimula e, principalmente, educa.

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.” Bill Gates

(*) Suzana Ziareki é professora do ensino médio e colaboradora do Portal Professornews.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado