Tosa Matsuri: o primeiro festival excedeu as expectativas

Evento reuniu cerca de 30 mil visistantes

tosa1Com presença de um público estimado entre 25 mil e 30 mil pessoas, de acordo com a administração do Parque da Água Branca, Tosa Matsuri - Festival de Cultura Brasil-Japão, realizado no último fim de semana, reuniu elementos da tradição milenar japonesa, mais precisamente da província de Kochi, que já está totalmente integrada à cultura brasileira*.

O evento contou com atrações diversas, como apresentações de exercícios de ginástica (radio-taissô), shows musicais de J-Pop, J-Rock, temas de animes e seriados japoneses, danças e músicas folclóricas, cosplay (personagens de desenhos e seriados), área de card games e um espaço cultural com artesanato, comidas típicas japonesas e brasileiras e oficinas de mangás, entre outras atrações.

A abtosa4ertura do festival foi feita pelo presidente da Associação Kochi Kenjinkai do Brasil, Arnaldo Katayama, ladeado por autoridades.

“É um prazer estar presente num evento promovido pelo Departamento de Jovens, onde podemos contemplar a cultura Brasil-Japão, que se mantém viva nas novas gerações”, disse Katayama.

O judoca campeão olímpico em Seul, Aurélio Miguel, um dos presentes ao evento, em entrevista ao Professornews, agradeceu os ensinamentos da cultura nipônica e, principalmente, ao judô, que o tornou conhecido em todo o mundo.

tosa5“Tenho muito a agradecer ao povo japonês, que ao longo dos anos nos passou ensinamentos importantes, como comprometimento, disciplina, pontualidade e seriedade. Tive o prazer de morar alguns meses no Japão e foi uma experiência maravilhosa. Como base desses ensinamentos do judô, tive a felicidade de trazer a medalha olímpica, que não foi apenas para o povo brasileiro, mas também ao povo japonês", declarou.

De acordo com Augusto Takeda, presidente do Departamento de Jovens de Kochi Kenjinkai, o Tosa Matsuri deverá entrar no calendário de festividades da cidade.

tosa-atlas“Nossa ideia é mesclar as culturas do Brasil e do Japão, com uma nova imagem: mantendo as tradições dos dois países, mas também com a linguagem das novas gerações, que também trazem e mostram novas formas de arte. Esperamos que este seja o primeiro de muitos eventos como esse. Também esperamos que surjam festivais de outras províncias japonesas”, completou.

tosa-pnewsTosa Matsuri contou com o patrocínio do Portal Professornews e Editora Atlas, que acreditaram no espírito e na força dos jovens que gostam da mistura e integração de diferentes culturas.

Segundo o presidente do Conselho Editorial do Portal Professornews, professor Claudio Quirino Fiel, o Professornews, juntamente com a Editora Atlas, resolveu patrocinar o Tosa Matsuri, por ser um festival japonês diferente das tradicionais.

"O Brasil é um país multicultural e o povo japonês e suas culturas já estão totalmente integrados à cultura brasileira, sem falar da excelente e saudável culinária. Os voluntários que apoiaram o evento conseguiram a proeza de juntar em dois dias cerca de 30 mil pessoas, iniciando a divulgação do evento somente no final da primeira quinzena de julho, ou seja, com antecedência de pouco mais de um mês. É, sem dúvida, um feito extraordinário!", elogiou. 

Texto: Alexandre César

Fotos: Equipe Professornews

* Tosa: pronuncia-se Tôssa; Kochi: proncunica-se Kôti.


Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado