Documentário conta a vida de quatro universitários para inspirar estudantes

Diretora espera contar a história de sucesso acadêmico de estudantes brasileiros

A vida de quatro jovens universitários brasileiros está virando um documentário, produzido pela diretora Julia De Simone, com intuito de inspirar estudantes do ensino médio e universitário sobre o drama e as experiências no meio acadêmico. Para a cineasta, sua grande meta é justamente abordar o tema da Educação e não temas ficcionais com que o grande público está acostumado.

“Não é uma cena de amor, não é um carro explodindo, são pessoas sozinhas, lendo seus livros”, disse Simone. Os protagonistas da película são considerados bem-sucedidos em suas carreiras acadêmicas, mas nem por isso deixam de ter uma boa história, de entrega, dedicação e esforço, para contar.

Dentre os personagens aparece Wilian Cortopassi, que em 2006, aos 16 anos, deixou uma carta no criado-mudo dos pais enquanto dormiam, com as seguintes palavras: “Estou disposto a dar a minha vida à ciência (...) e acho que chegou a hora de dizer o que eu penso e pelo que eu luto”.

Depois, o jovem estudante largou a vida em Contagem (MG) e mudou-se para São José dos Campos (SP). Agora, com 22 anos, Wilian Cortopassi é formando do curso de Química na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), além de ter concluído dois anos de estudo no Instituto Militar de Engenharia (IME). Na carreira acadêmica, Wilian tem quatro artigos publicados em periódicos internacionais e no momento está produzindo 10 projetos de pesquisa.

O documentário que se chamará Romance de Formação terá uma abordagem de sucesso entre os seus personagens, de acordo com a diretora.

“Além de serem muito bem sucedidos em suas áreas, os quatro traziam cargas dramáticas importantes para se fazer um filme. Queremos trazer os estudantes para o cinema, sejam eles universitários ou do ensino médio. Abrimos um universo de opções e escolhas possíveis. Sempre coube ao documentário contar histórias de fracasso e o filme vem ocupar um espaço vazio de histórias de sucesso. A pergunta que fica é: o que é sucesso? Aonde isso vai nos levar? Tenho certeza apenas que o dia a dia é duro”, encerrou Simone.

Fonte: Juliana Deodoro (Estadão.com.br)

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado