São Paulo, 458 anos: a escola virou uma megalópole

Uma cidade com tamanho de uma nação

sao paulo aniversario20120124São Paulo completa, nesta quarta-feira, 458 anos.É o principal polo financeiro da América Latina e a cidade mais populosa do Brasil. E pensar que tudo começou com um pequeno colégio. Por volta de 1553, os padres jesuítas José de Anchieta (1534-1597) e Manuel da Nóbrega (1517-1570), chegaram ao planalto de Piratininga com intenção de achar um local propício para educação e catequização dos índios.

O lugar foi encontrado nos arredores dos rios Tamanduateí e Anhangabaú, onde rezaram uma missa. Era o dia 25 de janeiro de 1554. Tinha “ares frios e temperados como os de Espanha” e “Uma terra mui sadia, fresca e de boas águas”.sao paulo panoramico

Outrora ponto de partida de bandeiras que saíam com a missão de desbravar o Brasil, hoje, Piratininga é a megalópole de São Paulo, com mais de 11 milhões de habitantes.

Uma cidade que poderia ser considerada uma nação, visto que abraça gentes de vários credos, sao paulo Museu de Arte de Sao Paulo 1 Brasilreligiões, cores, etnias, países e demais regiões do Brasil. Dentre tantas personalidades paulistanas da arte, cultura, música, teatro e cinema que aqui poderiam ser citadas, destacamos alguns professores universitários famosos, como Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982), Ubiratan D'Ambrósio, Eduardo Suplicy e Antônio Delfim Neto.

Talvez o estudioso mais lembrado da cidade e do Brasil seja um esportista e não exatamente um acadêmico: Charles Miller (1874-1953). O introdutor do futebol no Brasil era paulistano do Brás. Por conta das origens familiares, foi estudar na Inglaterra e retornou ao país em 1894, quando criou a Liga Paulista de Futebol, originando o primeiro campeonato do esporte bretão em terras brasileiras.

É difícil definir a essência cultural e de identidade social do paulistano, justamente pelo verdadeiro caldeirão de influências externas e internas, que nos deixa sem saber onde começa e onde termina a raiz do povo de São Paulo. Em 2009, o apresentador fluminense Marcelo Adnet, da MTV, esteve no Programa do Jô, da rede Globo, e concedeu uma entrevista bem humorada sobre os sotaques que se encontram na capital paulistana. A entrevista até nos faz pensar: em outra capital brasileira existe mais de um sotaque?

sao paulo Avenida Paulista Aérea 20120124Antes tão ilustrada por famílias que, com orgulho, diziam-se herdeiros da coragem dos bandeirantes que desbravaram o Brasil, hoje, São Paulo parece mergulhada em outras tendências menos enraizadas, pelo menos em seu centro comercial e financeiro. Na Avenida Paulista, muito edifícios suntuosos usam o aditivo “trade center”. Tapetes e carpetes convidativos com “welcomes” estampados ou até mesmo as vitrines que ostentam os “sales” tentam convencer os clientes. Influência do papel internacional que a grande cidade carrega.

São Paulo foi cantada e homenageada por muitos cantores e compositores, sendo igualmente difícil para cidadãos de qualquer geração apontar quem melhor representou a alma da cidade. Da classe dos “paulistanos por opção” talvez Adoniran Barbosa, com Trem das Onze; Caetano Veloso, com Sampa; Billy Blanco e sua inesquecível Amanhecendo; ou Tom Zé, com São, São Paulo, Meu Amor, primeiro lugar do Festival de Música Popular Brasileira de 1968?

Em se tratando de músicos realmente da terra, aí é que a disputa se acirra. Que tal Ronda, de Paulo Vanzolini; Bom Dia São Paulo, da banda Joelho de Porco; e Isto é São Paulo, de Kazinho? Seja qual for a sua preferência, o Portal Professornews saúda todos os paulistanos e os que adotaram a cidade de São Paulo como novo lar, com a música São Paulo, São Paulo, da banda Premeditando o Breque.

Fontes: Cidade de São Paulo e São Paulo Minha Cidade

Organizado por: Alexandre César de Melo

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado