Literatura censurada pela ditadura é tema de estudo

Lançamento do livro será no dia 7 de dezembro em São Paulo

A pesquisadora Sandra Reimão realizou um estudo inédito sobre as obras literárias que foram censuradas entre 1970 e 1988, período em que imperou a segunda ditadura militar no Brasil. As evidências recolhidas nessa página da história nacional se tornaram assunto para o livro Repressão e Resistência: censura a livros na ditadura militar, que será lançado no dia 7 de dezembro, na Livraria Martins Fontes, em São Paulo.

Sandra Reimão é professora da Escola de Artes e Ciências Humanas (EACH); e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

A obra baseia-se na listagem de livros de ficção que nem sequer chegaram às livrarias do país, porque foram considerados impróprios pelo então Departamento de Censura e Diversões Públicas (DCDP). Nesse apanhado, estão mais de 140 livros que foram censurados. De acordo com a autora, a inspiração para o seu trabalho partiu da sua apreciação da obra de Inimá Ferreira Simões, Roteiro da Intolerância: a censura cinematográfica no Brasil.

“Decidi pesquisar se os livros que haviam inspirado os filmes censurados também haviam sofrido censura. Mas tive uma grande surpresa ao descobrir que não havia nenhum levantamento sistemático dos livros censurados no período da ditadura. Havia apenas listagens parciais, sem especificações claras para identificar as obras. Foi quando decidi fazer esse levantamento”, informou Reimão.

Fonte: Agência Fapesp

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado