Filmes de História indicados para os vestibulandos

Um "combo" de lazer e aprendizagem

As férias de julho devem servir para os candidatos a vestibulares descansarem "com qualidade", aproveitando as horas de lazer para aprender um pouco mais.

O professor de História do Curso Poliedro, Rodolfo Neves, sugere uma lista de filmes com conteúdo histórico. em uma linguagem audiovisual, pois ele entende que as gerações mais jovens se adequam melhor à narrativa construída a partir de enredos e dramatizações audiovisuais. Os filmes não substituem o conteúdo dos textos didáticos e dos livros, mas ajudam a fixar assuntos abordados em aula.

Veja a seguir uma lista de 20 filmes que vão auxiliar no aprendizado de História.

  1. GANDHI (1982): cinebiografia de Mahatma Gandhi e sua luta pela independência da Índia. Um belo filme sobre o recesso de descolonização afro-asiática.
  2. MANDELA (2013): cinebiografia de Nelson Mandela. Aborda toda a trajetória do líder sul-africano na sua luta pelo fim doApartheid.
  3. CRUZADA (2005): no contexto do final da Segunda Cruzada, o filme aborda questões sobre o fanatismo religioso e a intolerância na Idade Média.
  4. FIVE CAME BACK (2017): história de cinco lendas do cinema que se alistaram para documentar a Segunda Guerra Mundial.
  5. HISTÓRIAS CRUZADAS (2011): aborda a questão racial no sul dos Estados Unidos na década de 1960.
  6. TEMPO DE GLÓRIA (1989): relata a história de um destacamento de soldados negros que lutou na Guerra Civil dos EUA.
  7. APOCALIPSE NOW (1979): aborda o impacto psicológico da Guerra do Vietnã nos soldados.
  8. NASCIDO EM 04 DE JULHO (1990): relata o regresso aos EUA de um jovem soldado que se torna paraplégico devido a um ferimento durante a Guerra do Vietnã. O filme aborda a luta do protagonista contra os preconceitos existentes na sociedade estadunidense em relação aos portadores de necessidades especiais, bem como seu engajamento no movimento pacifista.
  9. O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? (1997): relata o episódio do sequestro do embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick durante o regime civil-militar brasileiro.
  10. OLGA (2004): cinebiografia de Olga Benário no contexto da Era Vargas, da formação do PCB e da Segunda Guerra Mundial.
  11. ADEUS, LENIN (2002): um relato ficcional sobre o impacto da reunificação alemã para os moradores da Alemanha Oriental.
  12. O NOME DA ROSA (1986): um clássico, baseado no romance de Umberto Eco, contextualizado na Idade Média. Aborda a questão da liberdade intelectual e individual durante esse período, com destaque para os posicionamentos da Igreja Católica Apostólica Romana.
  13. LUTERO (2003): cinebiografia de Martinho Lutero. Excelente material sobre a Reforma Protestante luterana.
  14. LINCOLN (2012): apesar de criar uma imagem idealizada de Abraham Lincoln, o filme recria a tensão política enfrentada pelo presidente dos EUA durante a Guerra Civil, com destaque para a questão da abolição da escravidão.
  15. A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA (1999): filme polêmico, relata a questão racial nos EUA a partir da jornada de um jovem dentro do movimento neonazista (o filme contém fortes cenas de violência).
  16. GUERRA DE CANUDOS (1997): produção brasileira sobre o conflito em Canudos.
  17. O PAGADOR DE PROMESSAS (1962): aborda o contraste e os conflitos entre o Brasil rural e o Brasil urbano nas décadas de 1950 e 1960, com destaque para temas como o sincretismo religioso e a intolerância.
  18. A MISSÃO (1986): relato sobre os conflitos entre espanhóis, portugueses e guaranis após a assinatura do Tratado de Madri (séc. XVIII).
  19. ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA (2007): aborda a relação de um jovem médico escocês e o ditador Idi Amin, em Uganda, na década de 1970.
  20. ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA (2007): aborda a relação de um jovem médico escocês e o ditador Idi Amin, em Uganda, na década de 1970.

     

    Fonte: Assessoria de Imprensa da Poliedro

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Poliedro

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado