Estudar é cansativo, mas a criatividade pode compensar

Isabel Moreira Lyra (*)

isabel lyra jornalismo mackenzieA internet revolucionou a forma como trabalhamos, nos relacionamos, nos divertimos e, claro, o modo como estudamos. Se, no início, os sites reuniam conteúdos de diferentes disciplinas como as antigas enciclopédias, hoje a tecnologia tem sido utilizada na aprendizagem de modo muito mais completo.

Em diferentes portais e redes sociais destinados à educação, é possível encontrar métodos divertidos e interativos para estudar as mais diferentes disciplinas. Conheça, a seguir, alguns deles (clique sobre os títulos):

 

Estude Jogando

Com o objetivo de educar de modo interativo, eficiente e interessante, o site segue o conceito de edutainment, que significa entretenimento educacional. Nesse sentido, o portal utiliza os meios digitais para promover o aprendizado de forma didática e atraente por meio de diferentes jogos.

 

Como fazer uma redação

As dicas práticas e objetivas do site ajudam até quem não gosta do assunto a conseguir fazer um texto coerente e coeso. Além das orientações para concursos e vestibulares, é possível encontrar no site tópicos como: modelo de redação dissertativa, modelo de redação narrativa, crase, erros gramaticais, homônimos e parônimos, cuidados com a linguagem e o que evitar em uma redação.

 

Descomplica

Com aulas ao vivo, monitorias online e correção de redações, os alunos do Descomplica têm acesso aos conteúdos de modo objetivo e atraente – especialmente pela desenvoltura dos professores.

 

Química Divertida: Paródias da Química

Ao combinar a melodia de músicas nacionais famosas a diferentes conteúdos da química, o blog ajuda os alunos a memorizarem as matérias de modo intuitivo e divertido. Excelente para pré-vestibulandos. Veja um exemplo:

 

Pra evaporar tem que ter boa pressão

Pra evaporar tem que ter volatilidade

Pois a atmosfera, ela não é mole não

É 1 atm mas depende da localidade.

 

Vamos vê como é que cada substância se comporta

Na evaporação

 

A primeira é água salgada.

É assim ó. Vai pro céu… (3x)

Se ligou? De novo!

 

Céu… (3x)

[...]

 

(*) Isabel Moreira Lyra cursa bacharelado em Publicidade e Propaganda com ênfase em criação na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em são Paulo. Trabalha como freelancer e escreve por simples gosto e diversão.