Compensação de cheques Processo que leva à troca de cheque por dinheiro. Desde maio de 2011, a compensação de cheques é feita por meio de Compensação Digital por Imagem.
Funciona como segue: o Banco X, que recebe o cheque em depósito ou em pagamento, captura as informações do cheque por meio de código de barras, bem como sua imagem. Essas informações e o cheque escaneado são encaminhados para a Câmara de Compensação do Banco do Brasil (executante) em um único arquivo, mantendo sob sua guarda o cheque físico. O Banco do Brasil faz o processamento desse arquivo e o encaminha ao banco de origem (banco sacado). Após esses procedimentos, o cheque é compensado.
Todas as instituições financeiras que mantêm contas de depósito movimentadas por cheques são obrigadas a participar da Compensação. A cada dia útil, são realizadas duas sessões de compensação (noturna e diurna), apurando-se, em cada sessão, um resultado multilateral único, de âmbito nacional, para cada participante.
A Compe utiliza mecanismo de liquidação diferida líquida, isto é, as obrigações são acumuladas e liquidadas por compensação multilateral em sessões de liquidação específicas.