Custos indiretos Custos que não podem ser relacionados diretamente a um objeto de custos.
Exemplos: aluguel de fábrica, salário do gerente industrial, depreciação de instalações industriais, salário do supervisor de vigilância etc. em relação aos produtos.
(1) O aluguel de fábrica é custo indireto, pois seu valor é pago em valor único para o dono do prédio e esse custo contribui para a fabricação de diversos produtos.
(2) O salário do gerente industrial é custo indireto, pois é responsável por diversos departamentos de produção, que, por sua vez, produz diversos produtos.
(3) O custo com depreciação de instalações industriais é custo indireto, pois os gastos com as instalações contribuem para fabricação de diversos produtos.
(4) O salário de supervisor de vigilância é custo indireto para empresa prestadora de serviços de vigilância, pois ele é responsável pela supervisão de diversas equipes de vigilância que trabalham em diversos locais.
Nota: os exemplos acima consideraram os custos em relação aos produtos. Entretanto, se o sistema de controle de custos estiver estruturado para capturar todos os custos mencionados no exemplo nos respectivos centros de custo representados por área ou departamento, por exemplo, esses custos poderiam ser "custos diretos" dessas áreas ou departamentos.