USP despenca no principal ranking universitário da atualidade

Direção da universidade diz que está investindo no fortalecimento de seu nome no exterior

A Universidade de São Paulo (USP), outrora única universidade brasileira a figurar entre as 200 melhores do mundo no ranking do Times Higher Education (THE), perdeu 68 posições, deixando o Brasil sem qualquer instituição superior no grupo de elite.

A USP estava na 158ª colocação e agora passa a figurar entre a 226ª e a 250ª posição, já que o THE, que é o principal ranking de instituições superiores da atualidade, classifica as universidades em grupos, após a 200ª colocação.

Entre as melhores, os Estados Unidos permanecem soberanos no mundo acadêmico, com 77 universidades entre as 200 mais bem pontuadas. No topo da lista, aparece a norte-americana Caltech.

Para Phil Baty, editor da THE, a situação não foi nada positivo ao Brasil. “Um país com seu tamanho e poder econômico precisa de universidades competitivas internacionalmente. É um golpe sério perder a única universidade que estava entre as 200 melhores”, destacou.

Já a direção da USP alegou que está fazendo investimentos para melhorar a qualidade acadêmica, além de fortalecer seu nome no exterior, através do Programa USP Internacional, que prevê implementação de parcerias, expansão de iniciativas em curso, implantação e gerenciamento de quatro núcleos internacionais (em São Paulo, Boston, Londres e Singapura) e estabelecimento de um novo Programa de Internacionalização para os próximos anos.

“Tais características, menos positivas, serão decisivas, em médio prazo, para a classificação da universidade nos rankings internacionais e, dessa forma, suscitarão esforços cada vez mais pesados para que a USP se mantenha em boas posições”, completa.

Fonte: Sabine Righetti (Folha de S. Paulo)

Adicionar comentário