Brasil financiará melhoria de ensino superior na África

Capes disponibilizará financiamentos no valor total de R$ 6 milhões

O Ministério da Educação (MEC) concederá financiamentos a instituições de ensino do País que se interessem em apoiar o ensino superior na África.

Logo no início do projeto, 20 universidades já estão participando da ação, como é o caso da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de São Paulo (USP), que enviarão professores e pesquisadores para nações africanas e asiáticas de língua portuguesa. A universidade mineira será coautora de um curso de graduação de Engenharia Civil em Moçambique, onde a Vale do Rio Doce explora carvão.

“Acho bom que universidades brasileiras façam isso. As instituições de outros países de língua portuguesa precisam, e a língua comum ajuda”, opinou o pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade, Simon Schwartzman.

Por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), 45 projetos serão financiados, no valor de R$ 6 milhões, um pouco menos de 10% do que o órgão deverá financiar com bolsas de estudos para estudantes universitários brasileiros neste ano.

Fonte: Fábio Takahashi (Folha de S. Paulo)

Adicionar comentário