Tornar uma empresa inovadora sempre é uma decisão de cima para baixo
Trechos do livro:
“Tornar uma empresa inovadora sempre é uma decisão de cima para baixo. É uma decisão que deve ser incorporada no plano estratégico e, consequentemente, aportar recursos humanos, físicos e financeiros para que se possa concretizar.”
“O Índice de Inovação Innoscience (3i) foi desenvolvido com o objetivo de acompanhar o desempenho das empresas mais inovadoras do Brasil. É constituído por uma carteira de empresas como Whirlpool, Tecnisa, Embraer, Lojas Renner, Natura e TOTVS, totalizando 31 empresas que foram classificadas como as mais inovadoras no último ano a partir de rankings divulgados por publicações de gestão de negócios.”
“Criatividade e inovação são a mesma coisa: criatividade é input, inovação é output. Criatividade é matéria-prima. Inovação é monetizar ideias novas, não apenas gerá-las. A Xerox desenvolveu a interface gráfica e o mouse, mas foi a Apple que os transformou em resultado.”
A continuação da caminhada em busca de novas experiências que traduzissem o que os grandes inovadores fazem para seguir inovando foi o mote central do projeto que constitui o presente livro.
Os textos foram elaborados com base na relação dos autores com diferentes setores, como gases industriais, farmacêutico, serviços financeiros, cosméticos, varejo, TI, siderurgia, saúde, educação, entre outros. A vivência com os clientes impulsionou a busca por soluções, desenvolvimento de modelos, aplicação de ferramentas e identificação de benchmarks.
O conteúdo dos artigos que compõem o presente livro foi sendo elaborado à medida que os autores se deparavam com as situações no dia a dia de seus projetos para tornar as pessoas e as organizações mais inovadoras.
O livro está dividido em seis partes: Fundamentos da Inovação, Tipos de Inovação, Processo de Inovação, Geração de Insights, Cultura de Inovação e Indivíduo Inovador. Ao final de cada uma delas, são sugeridas algumas referências adicionais para aprofundamento do conteúdo e temas para reflexão.
Livro recomendado para profissionais de marketing, planejamento estratégico, recursos humanos, P&D, gestores de projetos, empreendedores e intraempreendedores. Leitura complementar para as disciplinas Gestão da Inovação, Empreendedorismo, Marketing Estratégico, Estratégia Empresarial, Gestão de Projetos e Comportamento Organizacional dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração.
Sobre os autores
Maximiliano Selistre Carlomagno é administrador de empresas pela ULBRA, mestre em Administração pelo MAN (PUC-RS), com cursos de extensão na Amaná-Key, UC Berkeley e MIT/Sloan School of Management (EUA), possui experiência empresarial desempenhando funções executivas em empresas nacionais e multinacionais, consultor empresarial, atualmente é sócio da Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação, professor de graduação e MBA do Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios (IBGEN).
Felipe Ost Scherer é engenheiro civil e mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), MBA Executivo em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), possui experiência empresarial desempenhando funções executivas em empresas nacionais e multinacionais, consultor empresarial e professor dos cursos de Administração e MBA na ESPM/RS e IBGEN. Sócio da Innoscience Consultoria em Gestão da Inovação.