Como (Não) se Faz Um Trabalho de Conclusão: Provocações úteis para orientadores e estudantes de Direito

Livro problematiza as formas usuais de redação das monografias jurídicas.

como no se faz um trabalho de concluso de cursoEditora Saraiva lança: COMO (NÃO) SE FAZ UM TRABALHO DE CONCLUSÃO – Provocações úteis para orientadores e estudantes de Direito (Salo de Carvalho – Editora Saraiva, 2ª edição, 2013, 188 p., R$ 46,00).

Salo de Carvalho demonstra que é possível elaborar uma monografia que não se limite a repetir trabalhos de referência.

Na primeira parte do livro, o autor segue uma pauta negativa: como não fazer uma pesquisa. Nesse momento, discorre sobre as dificuldades concretas expostas por seus próprios alunos. Na segunda parte, a pauta é positiva: como é possível fazer uma pesquisa. Sob essa perspectiva, Salo de Carvalho traz para análise casos representativos em termos metodológicos e dotados de qualidade no conteúdo. A apresentação de trabalhos consistentes permite visualizar a infinita quantidade de métodos possíveis para além da mera revisão bibliográfica.

Ao final da obra, o autor aponta caminhos para o enfrentamento da “tela em branco”, reafirmando a importância de questões centrais da pesquisa, como o tema, o problema, os objetivos, a justificativa e a metodologia.

Sobre o autor:

Salo de Carvalho é pós-doutor em Criminologia pela Universitat Pompeu Fabra (Barcelona). Doutor pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Direito. Editor do AntiBlog de Criminologia.

Adicionar comentário