Senado aprova diploma obrigatório para jornalistas

Projeto segue para apreciação na Câmara dos Deputados

Na última terça-feira (7), o Senado aprovou, por 60 votos a 4 em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/2009, conhecida como PEC dos Jornalistas, que prevê a volta da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para exercício da profissão. Agora, a proposta segue para apreciação na Câmara dos Deputados.

No entanto, houve alguns descontentes com a decisão, como foi o caso do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), que alegou que a volta do diploma favorece apenas às universidades particulares, além de ser uma afronta à liberdade de expressão. “Em nome da liberdade de expressão e da atividade jornalística, que comporta várias formações profissionais, sou contra essa medida”, argumentou.

Em opinião contrária, as senadoras Ana Amélia (PP-RS) e Lúcia Vânia (PSDB-GO) se disseram honradas por serem graduadas em Jornalismo. Autor do projeto, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) mostrou-se preocupado com a carreira de jornalista, pois, segundo ele, a exclusão do diploma só é boa para as grandes empresas de comunicação, que podem pagar salários menores dos que são estipulados pela categoria.

Fonte: Último Segundo

Adicionar comentário