Análise baseada em estudos de Paulo Freire
Suzana Ziareski (*)
“Fale, e eu esquecerei; Ensine-me, e eu poderei lembrar; Envolva-me, e eu aprenderei.” (Benjamin Franklin )
Na andragogia, o processo ensino-aprendizagem tem suas particularidades, pois o adulto, por ter mais experiência, traz conhecimentos relacionados com suas vivências que contribuem para este processo. Assim, temos um aprendizado de mão dupla, onde docente e discente aprendem e trocam conhecimentos.
É preciso considerar, também, que a maturidade traz consigo a consciência da importância do aprender, a responsabilidade e a autonomia, parceiros importantes da prática educacional.
Metodologicamente pode-se trabalhar com três eixos principais:
(1) a investigação – onde é necessário perceber quais conhecimentos o aluno adulto tem e pode contribuir com seu aprendizado;
(2) a tematização – contextualizando o conteúdo ao mundo adulto; e
(3) a problematização – desafiando o aluno a superar-se.
O aluno adulto é agente do seu próprio aprendizado; portanto, melhor é priorizar como ele aprende e não ater-se a avaliar sua capacidade de aprendizado.
(*) Suzana Ziareski é redatora do Portal Professornews e instrutora de treinamento em comunicação empresarial
Comentários
Parabéns belo e proveitoso texto.
Bjcas.
Parabéns.
Beijos
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