25% de concursos para docentes em federais de SP não têm aprovados

Estudo mostra que salários iniciais das estaduais são superiores aos oferecidos pela União

120px-Participantes do EnemUm estudo realizado pelo jornal Folha de S. Paulo constatou que existe uma falta de interesse de docentes em prestar concursos para universidades federais do estado de São Paulo, porque consideram o plano de carreira e os salários insuficientes.

O periódico apurou que de 2011 para cá, 59 processos seletivos não tiveram candidatos aprovados, seja por ausência de inscritos ou, até mesmo, por insuficiência acadêmica, por não atingirem o mínimo exigido da prova escrita, de títulos e didática. Segundo conta a pesquisa, os cursos mais atingidos pela falta de interesse dos professores, são: economia, engenharia, saúde, psicologia e ensino.

Uma prova da insatisfação da classe docente é a greve das federais que se arrasta há mais de um mês, tendo já atingido 53 instituições (até o fechamento desta edição), das 59 existentes.

Para se ter uma ideia, os vencimentos iniciais de professores doutores, de dedicação exclusiva nas federais, é de R$ 7.697, mas na Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), recebem R$ 1.100 a mais, e ainda possuem meios de terem aumentos mais rápidos (como os quinquênios).

“Com esse salário e carreira, quem quer ser professor em federal”? indagou Virgínia Junqueira, presidente do sindicato docente da Unifesp.

Fonte: Fábio Takahashi (Folha.com)

Adicionar comentário