Universidades vão apoiar governos em planos de Cultura

Ministério da Cultura firma ação conjunta com a Unesco

Na última sexta-feira (2), a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, assinou um protocolo com as universidades federais de Santa Catarina (UFSC) e da Bahia (UFBA), para que as instituições de ensino ajam em conjunto com estados e municípios na elaboração de projetos de cultura.

A ideia faz parte do Programa de Fortalecimento Institucional pela Implementação do Sistema de Cultura, que deverá destinar cerca de R$ 2,9 milhões em trabalhos aprovados. Enquanto a UFSC será responsável pela elaboração de projetos para 17 Estados, caberá o mesmo à UFBA, em 20 municípios da Bahia.

Outra intenção do MEC é estimular e apoiar representações regionais na elaboração de projetos culturais nos Estados e municípios, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O MEC também pretende apoiar na formação de gestores culturais no Nordeste, juntamente com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

De acordo com Ana de Hollanda, o Ministério da Cultura pretende "cumprir seu papel em relação à efetivação de políticas públicas, procurando integrar os entes artísticos e culturais ao Sistema Nacional de Cultura. Não se pode pensar no Brasil concreto só por Brasília. Temos que avançar na direção dos estados e municípios onde estão as diferenças culturais e a diversidade brasileira", disse.

Fonte: UOL

Adicionar comentário