Corte na Anhanguera chega a 1.500 professores em São Paulo

O número real de demitidos é bem maior do que foi divulgado até agora

sala de aula vaziaSegundo a reportagem da Federação dos Professores de São Paulo (Fepesp), de 19 de janeiro, o número de demissões do corpo docente do Grupo Anhanguera não foi de 680, como foi divulgado na última semana de dezembro de 2011, mas de 1.497.

O levantamento dos números foi realizado através de 12 sindicatos no Estado de São Paulo. Ainda segundo a Fepesp, a região do ABC foi a mais atingida, com 383 dispensas de professores, que corresponde a 40% de seu quadro efetivo. Em seguida, as maiores demissões ocorreram nas cidades de São Paulo e Campinas, respectivamente, com 325 e 239 professores demitidos.

Especula-se que a Anhanguera deseje reformular seu quadro com professores de titulação mais baixa. Segundo professores da Anhanguera, a instituição paga a um mestre o valor de R$ 38,00 por hora-aula e, agora, deverá pagar R$ 26,00 aos novos contratados. Quanto aos mestres e doutores que permanecerão na instituição, estes terão suas horas-aulas abatidas e, consequentemente, salários reduzidos.

O Grupo Anhanguera é uma das maiores instituições de ensino do país, ao lado da Estácio e Kroton e, pouco antes de realizar as demissões, havia adquirido a Universidade Bandeirante (Uniban). Logo após a compra, a Anhanguera havia desligado cerca de 400 professores. Com a demissão em massa em São Paulo, professores da Anhanguera do Rio de Janeiro, Brasília e Rio Grande do Sul temem que a onda de cortes também atinja suas regiões.

Fonte: Fepesp

Comentários   

0 # Léomalavazi 28-01-2012 07:18
Mais um absurdo na terra dos tupiniquins ! Claro sinal de decadência e fragilidade do sistema educacional brasileiro. Revoltante, até, pela indiferença das autoridades do setor e passividade da categoria. Não é de hoje que essa prática (demitir os melhores remunerados e substituí-los por novos com salários bem inferiores)vem sendo utilizada no magistério superior, principalmente. Tomara que o "Brasil" acorde a tempo ! Vale lembrar o pensamento de Martir Luter King: o que me assusta não é a maldade dos maus, mas a paassividade dos bons."
Responder | Reportar ao administrador
0 # Anderson Siqueira 02-02-2012 10:25
Caro Léo, concordo contigo. Se você não estuda, não é qualificado segundo a muleta do mercado, portanto fica sem trabalho. Se estuda muito, tem qualificação demais, também fica sem trabalho! Este país precisa de mestres e/ou doutores, precisa para o ensino e para pesquisa.
Responder | Reportar ao administrador

Adicionar comentário