Ainda longe de ser um país rico

Porém o Brasil é o 13º do mundo em publicação de artigos científicos

Para a economia mundial, o ano de 2011 ainda não acabou, pelo menos, para fins estatísticos. O Brasil aguarda ansiosamente pela confirmação de ter fechado o ano como a sexta maior economia do globo, fato inédito, ainda mais à frente da Inglaterra. E as estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI) apontam que o Brasil, inclusive, poderá ultrapassar a França em 2015, passando a ser a quinta maior economia.

Devido à crise econômica que se alastrou na América do Norte e na Europa, os países emergentes cresceram e apareceram no cenário dos negócios internacionais, passando a serem procurados por investidores, e não o contrário, como sempre foi de praxe. No entanto, quando comparamos o padrão de vida dos cidadãos norte-americanos e europeus com o dos brasileiros, o quadro é bem diferente. Nesse ranking, o Brasil aparece em modesto 84º lugar. Segundo o ministro da fazenda, Guido Mantega, o Brasil poderá alcançar os patamares do padrão de vida do Velho Continente num prazo de “dez a vinte anos”.

Mas não é o que diz Pedro Cavalcanti Ferreira, economista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), pois o Brasil precisaria de 60 anos para alcançar o Produto Interno Bruto (PIB) per capita da Itália, levando em consideração que a economia brasileira crescesse 2% a mais que a italiana. “O Brasil está ao menos trinta anos atrasado em relação aos países tidos como referência no que diz respeito a educação, renda e escolaridade”, afirmou o economista, especialista em análise de indicadores sociais.

No campo das ciências, porém, o Brasil vem se mostrando um atrativo para estudantes de intercâmbio, como mostrou a matéria exclusiva do Professornews: Estudantes estrangeiros falam porque escolheram o Brasil para intercâmbio. Proeminentes profissionais brasileiros com carreiras consolidadas nos EUA e Europa também preferem voltar para casa, devido a propostas melhores (leia mais em Brasileiros com MBA nos EUA preferem voltar ao país).

Apesar de ainda faltar muito para o Brasil apresentar a qualidade de vida equivalente à dos países mais desenvolvidos, no ranking de publicação de artigos científicos ocupa a 13ª posição, à frente de muitos países do primeiro mundo.

Fonte: Revista Veja (04 de janeiro de 2012)

Comentários   

0 # Ana Carolina 24-03-2012 13:25
A ideia central da materia é a economia brasileira, os pontos positivos e negativos do país, o Brasil ultrapassa pela primeira vez a Inglaterra, e estima-se que ultrapasse também em 2015 a França, isso devido a crise economica na America do Norte e na Europa, porém, ao comparar a qualidade de vida dos norte americanos e europeus com a dos brasileiros, o Brasil não ocupa uma boa posição, na verdade, ocupa uma posição muito baixa, mas, o Brasil tambem é um otimo atrativo cientifico, ultrapassa países de primeiro mundo no ranking de publicação de artigo cientifico.
A materia foi muito bem escrita, com uma linguagem de facil compreensão, e o assunto foi muito bem abordado.
Responder | Reportar ao administrador

Adicionar comentário