Fisioterapeutas dão dicas de como conquistar um ambiente de trabalho ergonômico

Exercícios durante a jornada de trabalho ajudam a manter o sistema músculo-esquelético sempre em movimento, evitando dores indesejáveis

Mariana Maia Vasconcelos (*)

Mariana Maia webOs fisioterapeutas da Acquaterapia, clínica referência na área de reabilitação física, explicam como obter um ambiente de trabalho ergonômico, podendo ser aplicado em vários setores de atividade, tais como industrial, hospitalar, escolar, transportes e informática.

Inicialmente, vale ressaltar que a ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características dos indivíduos, onde é possível existir intervenções ergonômicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho, evitando assim, estresses físicos nas articulações, músculos, nervos, tendões e ossos, até fatores ambientais que possam afetar a audição, visão, conforto e, principalmente, a saúde.

Investir na melhora ergonômica do colaborador e auxiliá-lo a trabalhar com posturas corretas pode ser uma estratégia para que as empresas renovem as formas de trabalho e elevem, ao mesmo tempo, a satisfação pessoal e a produtividade. Assim, o custo individual de cada profissional para uma empresa é minimizado, removendo aspectos do trabalho, que, a longo prazo, podem provocar ineficiências ou algum tipo de incapacidade física.

Entre as principais queixas e causas da baixa produtividade em um ambiente não ergonômico, podemos citar: dor, cansaço, formigamento e queimação, que estão diretamente ligadas à adequação do corpo frente a um determinado equipamento. Além disso, as regiões do corpo mais afetadas por distúrbios osteomusculares são: lombar, ombros, joelhos, cervical, punhos e mãos.

Levando em consideração as características específicas de um colaborador que passa, em média, 10 horas diárias sentado na frente de um computador, as seguintes dicas são importantes para esse perfil: se você é muito alto, procure alguma forma de elevar sua mesa, através de calços ou mesas especiais dotadas de regulagem de altura; procure liberar espaço para movimentar o teclado um pouco para frente e um pouco para trás e, inclusive, procure um arranjo em que seja possível afastar o teclado, possibilitando assim, usar a superfície da mesa para a escrita.

Continuando as dicas: procure trabalhar em uma mesa que tenha bordas arredondadas e, caso não as tenha, você pode se beneficiar de um apoio de punho almofadado, de borda arredondada; se seu trabalho envolve leitura frequente de texto ou consulta a documentos, arranje um suporte para documento e coloque o texto inclinado o mais próximo possível do monitor de vídeo, ou entre este e o teclado, para que o deslocamento de pescoço seja pequeno; todos os objetos de uso constante devem estar o mais próximo possível de seu corpo, evitando torção do tronco; e evite colocar objetos ou documentos pesados em gavetas que estejam próximas ao piso.

Vale destacar que tais fatores podem ser adaptados de várias formas. Para isso, é indicada a utilização de alguns produtos, como apoio para antebraço, pés e teclados, cadeiras adaptáveis, suporte para monitor e texto, mouse pad, tapetes ergonômicos, entre outros.

Além disso, para finalizar, seguem outras dicas que podem melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, prevenindo dores indesejáveis:

- garanta um conforto visual mantendo seu monitor entre 45 e 75 cm de distância, e regule a altura no máximo até sua linha de visão, procurando sempre descansar a vista olhando para objetos e paisagens;

- o punho deve estar no nível da altura dos cotovelos; durante a digitação mantenha-o em posição neutra;

- mantenha o teclado sempre na posição mais baixa e digite com os punhos e antebraços apoiados;

- mantenha os pés bem apoiados no chão ou em um suporte apropriado;

- use cadeira que possua encosto, para melhor distribuição do peso corporal e relaxamento da musculatura;

- para evitar reflexos, as superfícies de trabalho, paredes e pisos devem ser foscas e o monitor deve possuir uma tela anti-reflexiva;

- evite posicionar o computador perto das janelas e utilize luminárias com proteção adequada;

- as temperaturas devem ser confortáveis;

- sempre que possível, humanize o ambiente e estimule a convivência social entre os funcionários;

- trabalhe em ritmo razoável;

- faça pausas frequentes e breves a cada hora, e inclua alongamentos, pequenos movimentos e caminhadas.

 

(*) Mariana Maia Vasconcelos é fisioterapeuta da Acquaterapia e formou-se na PUC-Minas de Poços de Caldas.

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado