Unesp Botucatu oferece exame de audição em cachorros

Laboratório é considerado um dos melhores do mundo

A Universidade Estadual Paulista (Unesp), através do Hospital Veterinário da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), campus de Botucatu, conta com um laboratório especializado em tratamento auditivo de cães. Por isso, é regularmente visitado por criadores, proprietários e clínicas particulares que buscam o procedimento médico, realizado pelo Laboratório de Eletroneurodiagnóstico.

Alguns dos sintomas de cachorros que apresentam deficiência auditiva são: agressividade, agitação, dificuldade de integração com pessoas e ambiente e dificuldade em seu adestramento. O procedimento de análise no laboratório leva cerca de 10 minutos, onde o dono do animal pode acompanhar todo o processo. Em casos de cães agitados ou irritados, os médicos optam por uma leve anestesia. Uma das vantagens é que a avaliação pode vir acompanhado de um teste neurológico nos animais.

O exame, chamado de Avaliação do Potencial Auditivo Evocado de Tronco Encefálico, consiste na captação de atividade elétrica do sistema auditivo, a partir de um estímulo sonoro.

“Doenças congênitas, otite crônica, processos traumáticos que lesionam o conduto auditivo, uso de medicamentos tóxicos para a via auditiva e degeneração relacionada à idade avançada podem prejudicar a audição. Nos dálmatas, por exemplo, a surdez congênita pode ocorrer em cerca de 20% dos animais”, disse o professor Alexandre Secorun Borges, do Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ.

O médico também apontou outras raças de cães que apresentam deficiência auditiva, como: Boxer, Schnauzer, Poodle, Cocker spaniel, Pitt Bull, Bull terrier e Bulldog. Para interessados em agendar consultas ou para conhecer o sistema veterinário da FMVZ, basta enviar um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Unesp

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado