Tratamentos para vencer a dor lombar crônica

A grande maioria da população adulta já experimentou essa terrível dor

 

Dor lombar crônica (DLC) é uma dor terrível e, muitas vezes, insuportável. Cerca de 80% da população adulta mundial pode ter experimentado essa dor. A DLC afeta a região lombar inferior e pode irradiar para as pernas, com duração superior a três meses.

O Laboratório do Estudo da Dor e Funcionalidade no Envelhecimento (Ladorfe), do Departamento de Gerontologia (DGero) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realiza pesquisa em tratamentos da dor lombar crônica inespecífica (DLCI) com a aplicação da técnica do pilates e da Educação em Neurociência da Dor (END). A dor é considerada inespecífica quando sua causa não está relacionada à alteração estrutural, lesão óssea ou articular, escoliose ou lordose acentuada.

O propósito da dor é proteger o corpo e a Educação em Neurociência da Dor ensina o paciente a compreender esse processo fisiológico para aceitar a dor como um mecanismo de sobrevivência.

O projeto do laboratório da UFSCar, que conta com o financiamento da Fapesp, está tratando voluntários entre 60 e 75 anos de idade, com dor lombar crônica há pelo menos seis meses. O tratamento é feito em três sessões de Educação em Neurociências da Dor e 12 sessões de pilates. Os participantes são avaliados no início e no final do tratamento para obtenção de dados sobre a evolução do nível da dor.

Fonte: UFSCar

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado