Paula Pogré, professora e pesquisadora da Universidade Nacional de General Sarmiento, Argentina, realiza palestra na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), no dia 15 de agosto. O tema é “Ensino para a Compreensão (EpC)”. A especialista em educação discutirá os conceitos, concepções e experiências com essa abordagem pedagógica, favorecendo um intercâmbio entre instituições de países da América Latina que utilizam o método, entre elas a UNICID. O EpC é um marco conceitual desenvolvido a partir de pesquisas e práticas pedagógicas de educadores do Programa de Formação de Professores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Atualmente, é estudado e aplicado por instituições de diversos países do mundo. Paula Pogré, que está vinculada ao projeto desde 1995, visitará a UNICID para conhecer as experiências e práticas desenvolvidas nos diversos cursos de graduação, utilizando o marco teórico do EpC. De acordo com Denise Aparecida Campos, pró-reitora adjunta de Ensino da UNICID, o EpC permite aos professores de cursos de graduação repensarem a formação profissional de seus alunos a partir da ideia de “desempenhos de compreensão”. “O EpC oferece ferramentas que auxiliam na aproximação entre teoria e prática e entre a formação acadêmica e o mundo do trabalho. O aluno aprende a ter desempenhos flexíveis com os conhecimentos que possui”, afirma Denise. Profissionais da educação interessados em acompanhar a palestra podem solicitar a inscrição por meio do telefone (11) 2178-1212. As vagas são limitadas.