Paulo Freire, Cecília Meireles, Fernando Azevedo e Darcy Ribeiro estão na lista
Na terça-feira (4), durante o evento de comemoração ao 80º Aniversário do Manifesto dos Pioneiros da Educação, no Palácio Tiradentes, Rio de Janeiro, o ministro da Educação (MEC), Aloizio Mercadante divulgou que o órgão vai republicar obras de grandes educadores brasileiros, como Paulo Freire, Cecília Meireles, Fernando Azevedo e Darcy Ribeiro.
A decisão é baseada na intenção do MEC em revalidar os princípios constantes no registro do manifesto, assinado em 1932, e promover um novo acordo pela educação e pela inovação.
Entre vários aspectos, o documento do manifesto reivindicava a reconstrução da educação, com o Estado principal responsável pelo andamento das políticas públicas para a área, além de defender uma escola única, com educação em tempo integral para todos e criação urgente de universidades gratuitas.
“Queremos buscar exatamente este espírito do manifesto, que é o debate da educação, como debate essencial para o país. O que nós queremos ser como sociedade? Como povo? Como nação? A educação tem papel decisivo e continua sendo nosso maior desafio histórico: ter uma educação universal, republicana, que dê oportunidades iguais para todos”, discursou Mercadante.
Fonte: MEC