Entrada é gratuita e estará em cartaz até 29 de julho em São Paulo
O espaço Itaú Cultural, em São Paulo, promove a exposição Ocupação Nelson Rodrigues, de curadoria Maria Lúcia Rodrigues Muller, filha do jornalista, escritor, dramaturgo e cronista pernambucano Nelson Rodrigues (1912-1980). A exposição é gratuita e estará em cartaz até o dia 29 de julho.
Nelson Rodrigues foi uma das figuras mais emblemáticas e provocadoras do século XX no Brasil. Com uma grande perspicácia para captar histórias e causos que escutava de amigos e desconhecidos, ele criava crônicas que possuíam tons sarcásticos, ferozes, cômicos e inquietantes nas colunas que escreveu nos diários cariocas.
A coluna mais famosa: A Vida Como Ela É, arrebatou fãs de todos os lugares, que mergulhavam nos contos da vida privada de personagens e familiares que ele mesmo inventava ou de tragédias que tinha ouvido falar. Não raro, quando criava um personagem, ele gritava na redação estalando os dedos: “Me deem um nome para um corno” ou quando alguém lhe contava uma história interessante: “Me conte os detalhes, os detalhes...”.
Foi o primeiro jornalista a dar a alcunha de Rei do Futebol a Pelé, então com 16 anos, quando o garoto embarcou com a Seleção Brasileira para a Suécia, para a Copa do Mundo de 1958, o que seria a conquista do primeiro título mundial.
O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149, telefone: (11) 2168-1777.
Fonte: Itaú Cultural