Jogo eletrônico educativo sem custo: Água em Jogo

Jogo é online e sem custo, e busca conscientizar os jovens sobre conflitos e dificuldades relacionadas ao uso e conservação das águas

 

lago-aguaO Projeto Água – Conhecimento para Gestão lançou nesta quinta-feira, 7 de agosto, no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), o jogo eletrônico educacional Água em Jogo. O game simula os impactos das ações do homem sobre os recursos hídricos de uma bacia hidrográfica.

 

O desafio do jogador é garantir água em quantidade e qualidade para as atuais necessidades dos moradores e para as futuras gerações. O jogo é online e gratuito, e pode ser jogado por todas as pessoas interessadas, através da página www.aguaemjogo.com.br.

 

O Água em Jogo tem duração de 30 minutos, tempo em que são simulados quatro anos fictícios. A bacia é formada por diversos cenários, como áreas industriais, rurais, de moradia, de lazer, entre outras. Cada região tem necessidades diferentes relacionadas a água e cabe ao jogador, que assume papel de administrador dos recursos hídricos, decidir como será usada.

 

Os níveis de qualidade e quantidade são apresentados em formato de indicadores e precisam ser analisados o tempo todo. Se o jogador identificar, por exemplo, que uma indústria está consumindo muita água e poluindo, ele pode tirar a outorga de direito de uso de recursos hídricos até que a indústria se regularize.

 

Para garantir bons resultados, o jogador conta com o uso de algumas ferramentas, como fiscalização, cobrança pelo uso da água e outorga – que são instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos. Também é possível usar recursos disponíveis, investir em melhorias, como: plantio de mata ciliar e construção de estações de tratamento de esgoto.

 

Durante o jogo, acontecem eventos inesperados, como estiagem e inundações, que afetam negativamente os indicadores de qualidade e quantidade de água. Esses indicadores, aliados ao conjunto de investimentos e decisões tomadas, formarão a pontuação final do jogador. Os 100 melhores jogadores terão seu nome registrado em um ranking público.

 

Através do jogo, busca-se conscientizar os jovens sobre os conflitos e dificuldades relacionadas ao uso e conservação das águas, a fim de despertar o interesse no assunto. Este game poderá ser utilizado por professores em sala de aula, para trabalhar com os adolescentes temas como água, meio ambiente, poluição, bacia hidrográfica, administração de recursos financeiros, mediação de conflitos, entre outros.

 

Também poderá ser usado por comitês de bacia hidrográfica para apresentar alguns dos problemas e necessidades enfrentadas por seus gestores, e conscientizar a comunidade sobre a importância de sua participação na tomada de decisões que dizem respeito à gestão dos recursos hídricos.

 

O game é um complemento à capacitação “Água em Curso”, curso autoinstrucional EaD, voltado para adolescentes de 12 a 18 anos. Ambos são gratuitos e acessados online, podendo ser utilizados por professores em sala de aula, para trabalhar o tema “água” de uma forma descontraída.

 

O Projeto Água – Conhecimento para Gestão

 

O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a Agência Nacional da Água (ANA), a Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI) e Itaipu Binacional com objetivo de desenvolver ações de comunicação, mobilização e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e países da América Latina. Há 36 cursos gratuitos semipresenciais e a distância disponíveis no catálogo, que já capacitaram cerca de 35 mil pessoas.

 

Saiba mais em: http://www.aguaegestao.com.br/.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da ANA

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado