O Brasil pode ficar sem bananas

Embrapa realiza pesquisas no País para evitar pragas

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil pode ter um prejuízo de US$ 5 bilhões por ano, caso as plantações de banana sejam atingidas pelo fungo da raça 4 Tropical de Fusarium, que causa a doença conhecida como Mal-do-Panamá, que dizima plantações inteiras da fruta.

A divulgação foi feita pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Também chamado de TR4, sigla em inglês de Tropical Race 4, o fungo ainda está restrito ao Sul da Ásia e África, tendo arrasado bananais nas Filipinas, Taiwan, Indonésia e China.

No entanto, especialistas consideram que a chegada desse fungo às Américas é uma questão de tempo. A patologia espalha-se, principalmente, em variedades Cavendish, da qual faz parte a banana Nanica. Os especialistas apontam que cerca de 50 tipos de bananas são ameaçadas pela doença.

No Brasil, algo parecido aconteceu na década de 1970, quando as plantações de Banana Maçã foram quase extintas pelo Mal-do-Panamá, do fungo da Raça 1, que espalhou a doença Fusarium oxysporum f. sp. Cubense. Segundo a Embrapa, uma das soluções mais eficazes é o melhoramento genético para fazer frente a pragas quarentenárias de alto impacto socioeconômico.

Para o estudo do TR4, a Embrapa tem parcerias com instituições de pesquisa de países onde a doença já está presente, como a Universidade de Queensland, na Austrália, e a Academia de Ciência de Guangdong, na China, ou em locais que possam trabalhar com o patógeno sem riscos, como a Universidade de Wageningen, na Holanda.

Em parceria com o Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (Cena-USP), alguns dos genes de resistência à doença foram identificados. Essa descoberta abre perspectivas para a obtenção de variedades resistentes.

Fonte: Assessoria de imprensa da Embrapa

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado