Unesp e Cetesb firmam parceria para monitorar qualidade de águas subterrâneas

Intenção do projeto é analisar a qualidade de rios de São Paulo

120px-2006-01-14 Surface wavesEstará em andamento um projeto de monitoramento da qualidade de águas subterrâneas nos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, e na sub-bacia composta pelo rio Corumbataí, que abastece as cidades de Rio Claro e Piracicaba, no Estado de São Paulo. A intenção é detectar contaminações por compostos orgânicos e inorgânicos, além de analisar a presença de metais na água.

O projeto tem participação do Centro de Estudos Ambientais (CEA),Laboratório de Estudos de Bacias (Lebac) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), além de centros internacionais de pesquisas em recursos hídricos. As análises começarão por perfurações de poços na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, em Rio Claro.

“O local apresenta as condições de área tropical, com aquíferos rasos a dois metros de profundidade. Ainda usamos parâmetros internacionais para experimentos em áreas tropicais. Estamos dando um enorme passo para consolidação de pesquisas voltadas ao meio ambiente”, afirmou. Mais informações no site da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Fonte: Agência Fapesp

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado