Temas polêmicos da Educação: O Real e o Ideal na Escola do Século XXI

Um livro que não pode faltar na estante de um Educador

real e ideal na escola sec xxiO universo da sala de aula é bastante complexo, multifacetado, seja pelos seus participantes (professor e alunos), seja pelos diversos fatores sociais, metodológicos e didático-pedagógico subjacentes. A Educação, imprescindível a qualquer pessoa, é analisada de forma pragmática no livro O Real e o Ideal na Escola do Século XXI”, de autoria do Professor Marcos Pereira dos Santos (*), cuja publicação teve o apoio do Portal ProfessorNews.

O livro aborda diferentes temas, situacionais e específicos, alusivos à educação escolar em geral e se encontra didaticamente organizado em quatro partes distintas, a saber:

  1) Educação Filosófica e Ensino de Matemática;

  2) Representações Sociais e Multiculturalismo;

  3) Ensino Superior e Metodologia Científica; e

  4) Escola e Trabalho Docente.

Pela profundidade e fundamentação técnica com que o autor trata os temas, a obra pode ser utilizada como excelente fonte de estudos e pesquisas científicas para professores e graduandos dos cursos de Licenciatura em Matemática, em Pedagogia, em Filosofia, em Ciências Sociais e de outras áreas correlatas; especificamente nas disciplinas de Filosofia da Educação, Didática, Organização do Trabalho Pedagógico, Planejamento Educacional, Sociologia da Educação, Metodologia da Pesquisa Científica, Trabalho Docente e Tópicos de Educação Matemática.

No livro, são discutidas questões espinhosas da Educação na realidade brasileira e o autor apresenta soluções e/ou sugestões com fundamentos em trabalhos de renomados autores e profundas pesquisas acadêmicas.

 “Cada dia, cada aula e cada classe são únicos, exclusivos e, por conseguinte, não existe uma ‘receita pedagógica’ que se adapte bem a todas as situações escolares e indivíduos. Entretanto, conhecer este universo é fundamental para se evitar possíveis arbitrariedades no processo ensino-aprendizagem”, explica o autor.

“É urgente e necessário transformar as escolas com suas práticas e culturas tradicionais/conservadores, que muitas vezes acentuam a exclusão social, em escolas que realmente eduquem seus alunos para a vida social e profissional, proporcionando-lhes o acesso a conhecimentos científicos e tecnológicos. Todavia, não basta apenas transformar as escolas. É preciso também transformar as práticas docentes; transformação essa que, em nosso entendimento, somente pode ser efetivada na medida em que o professor amplia sua consciência sobre a própria prática: a de sala de aula e a da escola como um todo”, completa o autor.

NOTA: por um prazo determinado, o livro pode ser adquirido pelo preço promocional de lançamento.

(*) Marcos Pereira dos Santos, doutorando e mestre em Educação, é professor, pesquisador, escritor, poeta, cronista e articulista.

 

O Real e o Ideal na Escola do Século XXI: temas básicos de educação escolar: um enfoque multirreferencial

  • Autor: Marcos Pereira dos Santos
  • Edição:
  • Ano: 2015
  • Editora: Longarina/Professornews
  • Páginas: 156 p.
  • Preço: R$ 50,00 (preço especial de lançamento: R$ 37,50)

 

Para saber mais sobre o livro, clique neste link.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado