Obra organizada por Ana Maria Rossi, James A. Meurs e Pamela L. Perrewé
Este quinto volume da série organizado pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), juntamente com dois reconhecidos pesquisadores americanos, reúne um grupo de especialistas internacionais em saúde e bem-estar ocupacional para divulgar as mais modernas teorias e aplicações metodológicas na prevenção e gerenciamento do stress.
Os 12 capítulos que integram a obra estão divididos em três partes. A Parte I, O Papel das Interações Interpessoais no Processo do Stress, inclui quatro artigos que analisam os problemas interpessoais no local de trabalho que podem levar ao stress. Tratam de algumas causas e resultados da incivilidade e exemplos que as equipes de trabalho podem utilizar para melhorar as interações no local de trabalho; discutem aspectos sociais do trabalho; o stress de entrevistadores e entrevistados em entrevistas on-line; e apresentam o psicodrama como estratégia para lidar com equipes de atletas.
A Parte II, Stress Ocupacional (artigos 5 a 8), examina como as causas e níveis de stress e bem-estar variam em diferentes profissões. Os artigos versam sobre o stress vivenciado pelos médicos e o que pode ser feito para melhorar seu bem-estar no trabalho; a relação entre fatores ergonômicos do trabalho, emoções e a frequência da dor sentida por profissionais administrativos e gerenciais; relacionam a carga de trabalho física, o bem-estar psicológico e o gênero ao stress ocupacional e ao comprometimento com o trabalho nos professores; e avaliam os sintomas do burnout em psicólogos.
Os quatro últimos artigos que compõem a Parte III, Gerenciamento do Stress no Local de Trabalho, apresentam informações prescritivas que mostram o que as empresas podem fazer para ajudar a prevenir e gerenciar o stress ocupacional, com a esperança de promover um local de trabalho mais saudável: redução do custo do stress ocupacional associado à rotatividade voluntária dos funcionários; programa para promover a saúde de profissionais de segurança pública; sugestões práticas para que intervenções para lidar com o stress no local de trabalho sejam bem-sucedidas; e, por último, apresentam um modelo de local de trabalho, dando orientação prática sobre como promover um ambiente saudável.
Stress e Qualidade de vida no Trabalho: stress interpessoal e ocupacional
Org.: Ana Maria Rossi, James A. Meurs e Pamela L. Perrewé
1ª edição (2015)
Páginas: 256 páginas
Formato: 17x24
ISBN: 9788597000573
R$ 80,00 Impresso
http://www.editoraatlas.com.br/atlas/webapp/detalhes_produto.aspx?prd_des_ean13=9788597000573