Como Mandar no seu Chefe

Descubra o estilo do seu chefe e como conseguir o que precisa daqueles que estão acima de você

como mandar no seu chefeEditora Saraiva lança: Como Mandar no seu Chefe (Gonzague Dufour – Editora Saraiva, 1ª edição, 2012, 192 p., R$ 34,90).

Trechos do livro:

“Algumas pessoas tratam uma relação difícil com o chefe rangendo os dentes e encarando a dificuldade. Elas são infelizes no relacionamento, não aprendem muito nem fazem o melhor trabalho, mas continuam lá por uma série de motivos – elas esperam que o chefe se aposente logo ou que vão arrumar outro emprego. Outras pessoas têm relações medianas com os chefes e aceitam o fato de que não estão tirando o que podem da situação, mas concluem que é melhor do que trabalhar para o paspalho do antigo chefe.”

“Como já observei, acredito que todo tipo de chefe pode ser administrado. Isso quer dizer que as pessoas podem ser proativas no trabalho com seus chefes; elas não precisam ficar lá sentadas e ser gerenciadas. Aceitar passivamente uma situação inaceitável ou tolerar um chefe que não faz muito por você me parece desnecessário.”

“Em muitos anos como chefe e subordinado direto, vi pessoas transformando relações problemáticas ou boas com os superiores em ótimas. Elas agem assim assumindo o encargo de administrar o relacionamento, resultando em três tipos de benefícios: facilitar as interações pessoais do dia a dia entre você e o chefe; ajudar o chefe a ser mais eficiente; fornecer ferramentas para aumentar a qualidade do trabalho a curto prazo e impulsionar a carreira a longo prazo.”

Muitas vezes convivemos com pessoas complicadas para trabalhar, difíceis de “decifrar”, ou brilhantes, mas inacessíveis. Esse livro publicado no Brasil pela Editora Saraiva, mostra como enfrentar um chefe problemático por meios de classificações de diversos tipos de chefes e ainda dá dicas para tornar sua vida profissional mais satisfatória e produtiva.

Todos os tipos de chefes podem nos trazer experiências que nos farão progredir na carreira, e esse livro nos capacitará, com técnicas e astúcia, a lidar com qualquer tipo de chefe e a se sobressair na empresa.

Conheça os diferentes tipos de chefes:

  • O intimidador – É um tipo agressivo, que dá ordens e controla tudo. Pode produzir ótimos resultados, mas também pode se tornar uma pessoa difícil em ambiente de trabalho;
  • O bonzinho – É consistente, calmo, comunicativo, mas tem problemas com riscos ou com qualquer outra coisa que estrague seus planos;
  • O caleidoscópio – Personalidade concentrada em acumular e consolidar o poder. Extremamente brilhante e sagaz, possui facilidade em deixar ressentidas as personalidades controladoras;
  • O estrela – Cheio de energia, dramático e voltado à ação, não tolera burocracia ou qualquer outra coisa que exija paciência. Sua impulsividade pode causar problemas ao grupo;
  • O cientista – Altamente lógico e aberto ao feedback, também pode agarrar-se teimosamente a uma teoria racional, podendo ficar distraído e com difícil comunicação nesse estado;
  • O umbigo – Tem um grande ego que precisa ser alimentado e, com isso, pode levar o grupo a decidir e executar com velocidade e capacidade, mas também pode perturbar o ânimo das pessoas, já que esse chefe faz girar ao seu redor.

Sobre o autor:

Gonzague Dufour é executivo de recursos humanos e trabalhou em empresas como Bacardi e Phillip Morris. Trabalhou em diversos lugares, tais como Europa Oriental, Oriente Médio, África, França e Estados Unidos. Atuou na área de fusões, aquisições, liderança e troca de administração. Trabalha na Bacardi desde 2009.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado