Editora Saraiva lança o livro Bioética e Direitos Fundamentais

O livro trata e esclarece assuntos polêmicos

saraiva bioetica 17052012Na última quinta-feira (17), a Editora Saraiva organizou a noite de autógrafos do livro Bioética e Direitos Fundamentais (Editora Saraiva, 2012, 352 p.) na Livraria Saraiva do Shopping Paulista, em São Paulo, com a participação dos coordenadores da obra, Débora Gozzo e Wilson Ricardo Ligiera.

De acordo com a advogada e professora Débora Gozzo, o livro traz assuntos importantes não só para médicos e demais profissionais da saúde, como também para profissionais do Direito, tais como: direito à vida, aborto, relação médico-paciente, suicídio assistido, recusa de tratamento do paciente, cuidado com a vida, eutanásia e outros.

“Esses assuntos pertencem ao dia a dia dos médicos e profissionais da saúde, mas é necessário que advogados e juízes de Direito saibam tratar esses assuntos. Aqui no Brasil, poucos cursos de Direito têm disciplinas que abordam a bioética, ao contrário de Portugal e Alemanha, que já estão bem adiantados nesses assuntos, pois realizam muitos congressos todos os anos”, afirmou.

Segundo o advogado e professor Wilson Ligiera, alguns dos temas abordados no livro são polêmicos, pois os aspectos jurídicos esbarram na ética médica, de proteger a vida. Um exemplo disso é quando pais ou responsáveis de pacientes menores de idade não permitem tratamentos de transfusão de sangue ou transplante de órgãos, por motivos pessoais ou religiosos.

“Essa é uma questão um tanto difícil para os profissionais da medicina, porque se o paciente for um adulto, ele pode optar pelo seu tratamento. Por outro lado, se for uma criança ou adolescente e existir essa barreira da religião ou outro motivo contra transfusão de sangue ou transplante de órgãos, é necessário que a junta médica procure a Justiça, caso se esgotem as demais alternativas de tratamento. Mas se o paciente não puder esperar por esse processo, o médico terá que lembrar de seu juramento de proteger a vida a todo custo, mesmo que tenha que responder por isso depois”, relatou.

A bioética é o estudo dos meios ideais para a administração das vidas humanas e de animal e de responsabilidade ambiental. É uma área que abrange conhecimentos, técnicas e práticas da Medicina, Biologia, Filosofia e Direito.

Fotos e reportagem: Alexandre César

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado