Comunicação eficaz contribui para o sucesso profissional

luiz-albertoEntrevista com Luiz Alberto de Farias, PhD em Comunicação e presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas

Quando o assunto é sucesso profissional e reconhecimento público, pensamos em estudar em uma boa faculdade, procurar uma boa escola para especialização e acumular vasta experiência profissional. No entanto, após anos de dedicação à empresa e esforço pessoal, algumas pessoas veem a promoção e o reconhecimento escaparem de suas mãos. Essa situação provoca frustração, desânimo e pode levar à baixa autoestima. Mas porque algumas pessoas parecem nascer para o sucesso enquanto outras nunca têm seus esforços reconhecidos? A resposta pode estar na forma como nos comunicamos no ambiente de trabalho. Luiz Alberto de Farias, professor da USP e da Cásper Líbero, PhD em Comunicação e presidente da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP), explica, em entrevista exclusiva ao ProfessorNews, como a comunicação é fundamental para a vida profissional e pessoal.

PN – Qual a importância do trabalho de Comunicação para o sucesso profissional?

A maneira como expressamos nossos pensamentos, ações e atitudes podem perfeitamente significar coisas diferentes para cada pessoa com quem nos relacionamos. Isso significa que para cada pessoa, cada empresa, cada momento, precisamos deixar bem claro o que pretendemos para que não sejamos mal interpretados. Assim, a comunicação faz toda a diferença para o sucesso, desde um bom dia até a apresentação de um projeto de toda a vida.

PN – A Comunicação Empresarial deve ser uma preocupação somente para grandes empresas e executivos? O que dizer de um profissional liberal?

Mais do que pensar em ações da chamada comunicação empresarial, é necessário que cada pessoa (de grandes ou pequenas empresas, ou mesmo que atuem de forma independente e solitária) entenda a importância do que chamo filosofia de relações públicas. Conquistar clientes, parcerias, amizades, seja o que for, depende do estabelecimento de vínculos, relacionamentos, e isso é trabalhoso. Apresenta, normalmente, alto custo de empenho e investimento. Por isso, o ideal é manter relacionamentos duráveis, longevos, e para isso é necessário compreender as demandas informacionais de cada público (desde pessoas até empresas) e investir nisso.

PN - Como deve ser a postura de um profissional em relação aos seus colegas e à empresa onde trabalha?

Qualquer empresa e qualquer colega de trabalho (seja acima ou abaixo dos níveis hierárquicos, ou melhor, muito além de qualquer preocupação com níveis de poder) exige clareza nos propósitos. Não apenas não podemos ser "meio éticos" como não podemos parecê-lo. Devemos mostrar a que viemos, todo o tempo, para que não haja mal entendidos.

PN – Como se mostrar pró-ativo sem parecer arrogante ou intrometido?

Isso é um exercício diário. O importante é deixar-se conhecer, para que possa estar claro a seus pares que está ali para contribuir.

PN – Que influência tem a roupa que vestimos na maneira como somos vistos pelos nossos colegas de trabalho?

A forma informa o conteúdo, dizem alguns. E isso não deixa de ser verdade. Tanto o que vestimos quanto o que dizemos fica impregnado em nós. Por isso, o mais importante é sabermos o que queremos dizer e assumirmos isso para nós. Vale lembrar que podemos ser aceitos em qualquer ambiente, independente do que vistamos, mas isso deve de algum modo, ter a ver com o caminho que escolhemos e que, de certa forma, deverá ser explicitado em nós. Palavras e roupas apenas revestem o nosso ser, mas elas devem ser a expressão do que somos.

 

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