O ensino de ciências econômicas deve mudar?

Crise mundial gera dúvidas sobre as formas de ensino de ciências econômicas

Dani Rodrik, professor de Economia Política na Harvard University e autor de The Globalization Paradox: Democracy and the Future of the World Economy, publicou um artigo que mostra como a crise econômica gerou críticas às ciências econômicas.

No início de novembro, um grupo de estudantes abandonou um conhecido curso de Harvard de introdução à economia, "Ciências Econômicas 10", lecionado por Gregory Mankiw. A reclamação dos alunos era de que o curso propagaria ideologia conservadora disfarçada de ciência econômica, ajudando a perpetuar a desigualdade social. Mankiw (N. Gregory Mankiw) é autor de mundialmente conhecido Introdução à Economia: Princípios de Micro e Macroeconomia.

Segundo o artigo, os estudantes fazem parte do crescente número de protestos contra as formas de ensino de ciências econômicas pelas instituições acadêmicas do mundo. Mankiw, por sua vez, achou que os estudantes que protestavam estavam "mal informados", pois entende que as ciências econômicas não têm ideologia. Segundo seu entendimento, as ciências econômicas são um método que ajuda as pessoas a pensar mais claramente e a alcançar respostas corretas, sem conclusões políticas predeterminadas.

Para ler o texto na íntegra, acesse a página do Ministério das Relações Exteriores.

Fonte: Ministério das Relações Exteriores

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado