São Paulo: 461 anos de números fabulosos

Os números que a cidade apresenta são gigantescos em todas as dimensões

São Paulo - centro Silvio Miyazaki.2São Paulo, a capital do Estado com o mesmo nome, completa hoje 461 anos. Foi fundada em 25 de janeiro de 1554 pelos jesuítas e, atualmente, sua população é de quase 12 milhões de pessoas (para ser mais exato, 11.895.893 em 2014, segundo a estimativa do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em sua região metropolitana, cerca de 20 milhões de habitantes a torna uma das maiores aglomerações urbanas do mundo.

A cidade produz o 10º maior PIB (Produto Interno Bruto) do mundo. 

A BM&FBovespa, bolsa de valores com um dos maiores valores de mercado do mundo, está localizada no centro velho de São Paulo. A alguns quilômetros dali, na Avenida Paulista, está o maior centro financeiro da América Latina.

São Paulo é pujante em todas as áreas. Veja alguns números.

Educação

Mais de 200 instituições de ensino superior (sendo 29 universidades) atraem milhares de jovens de todo o Brasil anualmente. As melhores universidades e faculdades do Brasil estão instaladas na cidade de São Paulo:

- USP (Universidade de São Paulo)

- Unesp (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")

- Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)

- PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

- Mackenzie (Universidade Presbiteriana Mackenzie)

- IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)

- Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo)

- FGV (Fundação Getúlio Vargas)

- ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)

- Insper (Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, antiga IBMEC São Paulo)

Ainda, na área de Educação, a cidade conta com 4 mil escolas de ensino infantil, 3 mil escolas de ensino fundamental e 250 escolas técnicas.

Transporte e segurança

Para percorrer a cidade com área de 1.530 km2, estão à disposição 15 mil ônibus urbanos, 5 linhas de metrô com 75 quilômetros, e 6 linhas de trens urbanos com 260 quilômetros. Aeroportos que servem a cidade são os seguintes: Congonhas e Campo de Marte (na cidade), Cumbica (em Guarulhos) e Viracopos (em Campinas). Para enfrentar o trânsito caótico, a cidade tem a maior frota de helicópteros do mundo: cerca de 400, e você pode contratar um deles para transportá-lo.

Caso não queira gastar muito, a frota de táxi conta com 34 mil automóveis à sua disposição, e as locadoras oferecem 85 mil automóveis.

Para cuidar de tudo isso, 25 mil policiais militares, 20 mil policiais civis e 7 mil guardas municipais estão nas ruas e locais públicos.

Diversão e gastronomia

Existe diversão para todos os gostos: 282 cinemas, 125 museus, 164 teatros, 146 bibliotecas e 53 shopping centers.

15 mil restaurantes de todos os sabores e nacionalidades estão à espera dos visitantes: 500 churrascarias, 5 mil pizzarias, 250 restaurantes japoneses. Se você tiver restrição alimentar, não tem problema: cerca de 60 restaurantes vegetarianos estão distribuídos pela cidade, sem falar em 3,2 mil padarias.

Comunicação não deixa ninguém falando sozinho. São 11 emissoras de TV, 42 rádios e 607 revistas.

 

Fontes:

São Paulo Turismo: http://www.spturis.com/v7/index.php

Visite São Paulo: http://visitesaopaulo.com/dados-da-cidade.asp

 

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado