Professores em cena

cinema1A profissão de professor inspirou muitos filmes no cinema. Veja a seguir uma seleção de algumas das principais obras cinematográficas que fizeram sucesso nas telas ao retratar temas como a educação, a importância do ensino e a relação dos mestres com os alunos.

O Sorriso de Mona Lisa (Mona Lisa Smile) EUA, 2003

Julia Roberts é Katharine, uma professora de História da Arte que vai lecionar, nos anos 50, num colégio exclusivo para moças ricas. Incomodada com o conservadorismo da sociedade, principalmente em relação às mulheres, e da escola onde leciona, ela decide lutar contra estas normas, inspirando suas alunas.

Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society) EUA, 1989

John Keating é um professor de literatura inglesa numa escola interna particular na Nova Inglaterra, nos anos 50. Com métodos pouco convencionais, ele incentiva os alunos a pensarem por conta própria, discutindo poesia e reavivando a sociedade secreta dos poetas mortos, dedicada a ler poemas. O filme foi vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original, emocionando plateias de todo o mundo.

Gênio Indomável (Good Will Hunting) EUA, 1997

Will Hunting é um jovem humilde, porém um gênio em matemática, interpretado por Matt Damon. Quando seu brilhantismo é descoberto por um professor da universidade onde trabalha como servente, Will tem a chance de mudar de vida. No entanto, precisa se livrar de uma ordem de prisão e, por determinação legal, fazer terapia. É aí que ele conhece Sean McGuire (Robin Williams), um professor universitário e terapeuta, e ambos se identificam mutuamente.

Entre os Muros da Escola (Entre les murs) França, 2008

Uma difícil escola da periferia parisiense é palco para o professor François. A sala de aula, um microcosmo da França contemporânea, com imigrantes de várias nacionalidades, testemunha os choques entre as diferentes culturas. Tão inspiradores e divertidos quanto temperamentais, os adolescentes são capazes de desestimular os professores mal pagos desta escola pública francesa. O filme foi vencedor da Palma de Ouro em Cannes.

Ao Mestre com Carinho (To Sir, With Love) EUA, 1966

Neste filme clássico, Sidney Poitier tem uma de suas melhores atuações como Mark Thackeray, um engenheiro desempregado que resolve dar aulas em Londres, no bairro operário de East End. Lá, enfrenta o clima hostil da classe e alunos indisciplinados e desordeiros.

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado