Canto da Chuva (x): professora consegue transformar lugar inóspito num paraíso

Arranje um tempo para esquecer os alunos por cinco minutos

A edição do Canto da Chuva desta semana traz uma história real de como uma professora transformou um campo mineiro num paraíso para habitantes e turistas no Japão; a estória de um caminhoneiro que teve experiências nunca pensadas após errar o caminho; dica de um livro sobre administração; um tema de desenho animado e uma piada para descontrair seu dia.

CLAQUETE: Um Paraíso Havaiano (Hura Gâru – Japão, 2006)

Comovente história baseada em fatos reais, em que uma professora consegue transformar um cinzento campo mineiro num paraíso para os habitantes e turistas no Japão. Em 1965, a Terra do Sol Nascente passa por transformações em sua indústria e troca o carvão pelo petróleo. Com isso, as cidades em volta das mineradoras começam a sentir o impacto, principalmente os cidadãos que nunca haviam aprendido outro ofício. Para sobreviverem, dirigentes da Joban Coan Mining Company, da cidade de Iwaki, têm a ideia de transformar o local no primeiro vilarejo havaiano do Japão. Além de ser um lugar extremamente frio, os cidadãos desconhecem a cultura havaiana e muito menos conhecem a famosa dança da Hula. No entanto, isso muda quando as jovens da cidade conhecem a professora Madoka Hirayama (Yasuko Matsuyuki) vinda de Tóquio, para ensinar a cultura havaiana. Um Paraíso Havaiano arrebatou 21 prêmios internacionais, e seu roteiro é assinado por Habara Daisuke e Lee Sang-Il, que também o dirige.

EM CARTAZ: Minha Felicidade (Schastye Moye – Alemanha, Ucrânia e Holanda, 2010)

Georgy é um caminhoneiro na Rússia, que tem sua vida posta do avesso, quando pega uma saída errada na estrada. Enquanto tenta voltar para o caminho certo, Georgy conhece figuras pitorescas, como um consternado veterano de guerra, uma garota-de-programa adolescente, uma misteriosa cigana e policiais corruptos. O cenário da Rússia rural é o pano de fundo da trama. O roteiro é de Alexander Bohr, Joost de Vries, Heino Deckert, Saskia Heyden, Od Howell, Oleg Kokhan, Leontine Petit, Marleen Slot, Olena Yershova, Dmitriy Zhukov. E a direção é de Sergei Loznitsa. Veja onde o filme passará na sua região, no site Guia da Semana.

PAPIRO: História da Administração: Como entender as Origens, as Aplicações e as Evoluções da Administração

A dica de livros desta semana é História da Administração: Como entender as Origens, as Aplicações e as Evoluções da Administração (Editora Atlas, 496 p.). A importância do conteúdo deste livro está correlacionada a quatro questões principais: a) consolidação de toda a base de sustentação para o estudo da administração; b) incentivo natural à maior motivação - e até curiosidade - para entendimento das realidades passada e atual, bem como a possível situação futura da administração; c) entendimento do porquê do surgimento de um evento e/ou assunto administrativo; d) melhor aplicação dos ensinamentos da administração pelos profissionais das empresas. A estruturação do conteúdo do livro proporciona uma situação interessante para o leitor, que é a de "viajar" ao longo dos eventos da história da administração, sem nunca perder o entendimento do que ocorreu com os ensinamentos proporcionados pelos estudiosos da administração, em uma abordagem fortemente direcionada para a sua aplicação prática pelas empresas.

UM MOMENTO DE CULTURA: Makka na Scarf

Ano ko ga futte ita Makkana Sukafu

Dare no tame da to omotte iru ka

Dare no tame demo ii ja nai ka

Minna sono ki de ireba ii

Tabidatsu otoko no mune ni wa

Roman no kakera ga hoshii no sa


La ra la la ra

La ra la la ra

La ra la la ra


Makkana Sukafu

Kanarazu kaeru kara Makkana Sukafu

Kitto sono hi mo mukaete okure

Ima wa harubaru uchuu no hate

Yume o miru no mo hoshi no naka

Tabisuru otoko no hitomi wa

Roman o itsudemo utsushitai


La ra la la ra

La ra la la ra

La ra la la ra

Makkana Sukafu


Makka na Scarf é o tema de encerramento do desenho animado Uchū Senkan Yamato (Patrulha Estelar), que passou na extinta TV Manchete, e que deixou saudades para a geração de quem tem mais de 30 anos. Makka na Scarf é magistralmente interpretada pelo cantor japonês Isao Sasaki, que pode ser conferida no Youtube. A dica do Professornews é acompanhar a letra com a música.

PIADAS E ANEDOTAS:

Professor: Carlos, diga o presente do indicativo do verbo caminhar.

Aluno: Eu caminho… tu caminhas… ele caminha…

Professor: Mais depressa!

Aluno: Nós corremos, vós correis, eles correm...

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado