Canto da Chuva (viii): contribuição de um professor mudou os rumos da guerra

Este é o intervalo entre as correções de provas

A edição do Canto da Chuva desta semana traz um filme sobre a Guerra de Secessão Americana; a estreia de um filme com o ex-Harry Potter; dica de um livro digital; um discurso de guerra; e uma piada para descontrair seu dia.

CLAQUETE: Gettysburg – Anjos Assassinos (Gettysburg – EUA, 1993)

A dica de filmes desta semana trata-se mais de um drama de guerra do que propriamente de educação, mas não menos importante para os aficionados em História, como também pelo detalhe de um professor universitário ter ajudado a mudar os rumos de um conflito. Baseado em fatos reais, Gettysburg, nome homônimo de uma cidade de 10 mil habitantes no interior da Pennsylvania, foi palco da maior batalha da Guerra Civil Americana (1861-1865). Entre os dias 1º e 3 de julho de 1863, cerca de 150 mil homens dos exércitos da União e Confederado combateram nos arredores da cidade, onde tiveram 53 mil baixas, pouco menos do que todo contingente americano na Guerra do Vietnã (1959-1975). No filme, aparece a figura do coronel Joshua Chamberlain (Jeff Daniels), que era professor universitário antes da guerra. Ao estourar o movimento, decide voluntariar-se na guerra e, mesmo sem experiência anterior em táticas militares, foi um dos oficiais mais efetivos e condecorados do Exército da União. Chamberlain, que dava aulas de retórica, política e línguas, inspirava seus soldados com discursos de batalhas famosas da história (veja em Um Momento de Cultura). No primeiro dia de batalha, os sulistas estavam em maioria e expulsaram os nortistas da cidade. Incumbido de defender a colina de Little Round Top, Chamberlain e o 20º Regimento do Maine travaram um combate duríssimo no segundo dia, derrotando completamente os regimentos inimigos que tentaram tomar o ponto estratégico, inclusive, depois que o professor deu ordens para uma carga de baioneta, quando a munição já se extinguia. A obra é recheada de astros, como: Tom Berenger (Gal. Longstreet), Martin Sheen (Gal. Robert E. Lee), Kevin Conway (Sgt. Buster Kilrain), Stephen Lang (Maj. George Pickett), Sam Elliot (Gal. John Buford) e muitos outros. O filme tem roteiro e direção de Ronald F. Maxwell. A dica é que os professores assistam antes Deuses e Generais (2003), também de Ronald F. Maxwell, mas que, curiosamente, foi feito depois. No entanto, a cronologia dos fatos foi invertida, já que o segundo filme trata-se da época do começo da guerra.

EM CARTAZ: A Mulher de Preto (The Woman in Black – Grã-Bretanha, Suécia, Canadá, 2012)

Obra de suspense, baseada no romance de Susan Hill, que traz Daniel Redcliffe, ator eternizado da série Harry Potter. O advogado Arthur Kipps viaja para uma vila distante de qualquer outra cidade, onde trata de documentos de um cliente já falecido. Ambientado numa velha mansão, Kipps começa a notar que situações estranhas rondam o vilarejo. Mais tarde, descobre que o local é assombrado pelo espírito de uma mulher. A Mulher de Preto tem roteiro assinado por Susan Hill e Jane Goldman, e a direção é de James Watkins. Veja onde o filme vai passar na sua região, no site Guia da Semana.

PAPIRO: Vade Mecum Saraiva 2012 (digital)

A dica de livros dessa semana é para os especialistas em Direito: Vade Mecum Saraiva 2012 (Editora Saraiva, formato digital). A obra possui Constituição Federal e Emendas Constitucionais, Códigos, CLT, Estatutos, Legislação Complementar das áreas Administrativa, Ambiental, Civil, Comercial/Empresarial, Internacional, Penal, Previdenciária, Processual, Trabalhista e Tributária, Súmulas dos Tribunais Superiores e dos Juizados Especiais Federais, Orientações Jurisprudenciais, Precedentes Normativos e Índices.

UM MOMENTO DE CULTURA: Crônica de Marcus Lucano, supostamente discursada por Joshua Chamberlain, antes da II Batalha de Bull Run ou II Batalha de Manassas – 1861.

"Velozmente, César transpôs o gélido Alpes e na mente concebeu sub-elevações imensas à guerra vindoura. Quando alcançou as águas do pequeno Rubicão, claramente para que liderasse através da noite escura, vislumbrou em uma imagem feminina seu país em angústia. Pesar no rosto dela, o cabelo branco que brotava da cabeça coroada com tranças desfeitas e ombros nus. Ela se postou perante ele, e suspirando disse: 'Para onde mais marchareis, para onde levareis meus estandartes guerreiros? Se seguis a lei, se vindes como cidadão, aqui é o limite'. Então a tremedeira veio-lhes às pernas e a fraqueza venceu-lhe o progresso mantendo-lhe os pés presos à margem do rio. Finalmente, ele fala: 'Oh Tonante, que vela pelas grandes muralhas de Roma desde a rocha à Tarpeia. Oh Frigia morada dos deuses de Iulhos e dos mistérios de Quirinos, que foi levado aos céus. Oh Júpiter do Lácio sentado nas alturas de Alba e no lar de Besta. Oh Roma igualada a todos os deuses, favorecei os meus planos. Não os persigo com águas ímpias a que me encontro. César, conquistador de terra e mar, vosso soldado em qualquer parte, se assim me for permitido. O homem que faz de mim vosso inimigo, este sim é o culpado'. Então derrubou as oferendas da guerra no rio, conduziu seus estandartes. Quando César cruzou a corrente e chegou à margem oposta nos campos proibidos de Expéria, tomou a frente e disse: 'Aqui eu abandono a paz e a terra profana, fortuna, é a ti que sigo. Adeus às ameaças, daqui em diante a guerra é o nosso juiz...' Ave César. Aqueles que vão morrer, o saúdam...".

PIADAS E ANEDOTAS:

Um professor de Química faz uma demonstração no laboratório da universidade, para provar os problemas que o álcool pode provocar à saúde. A experiência envolve um copo com água, um copo de cerveja e dois vermes.

- Vejam esse verme no copo com água. Diz o professor, ao colocar um verme dentro do copo com água.

O bicho nadou como se estivesse satisfeito no ambiente aquoso.

- Agora, vejam o que acontece com o segundo verme no copo de cerveja. Disse o professor, fazendo a demonstração.

O animal se debateu de forma agoniante, como se estivesse querendo livrar-se do copo. Ao que professor indaga:

- O que podemos tirar desse exemplo, meu alunos?

Eis que os estudantes respondem:

- A lição é de que quem bebe cerveja, jamais terá vermes.

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado