Objetos da História da Ciência em Harvard

Parte do primeiro computador, o Mark I, está na exposição

harvard 12.09 IMG 20150828 132330919No prédio denominado Scientific Center, em Harvard, está exposta uma parte do primeiro computador da era contemporânea, o Mark I, projetado por um aluno de pós-graduação de Harvard e construído pela IBM em 1944. Seu tamanho é maior do que o de um carro.


Nesse mesmo prédio, que pode ser considerado um museu, estão expostas coleções de instrumentos científicos históricos: objetos que eram utilizados para ensino da astronomia, da navegação; instrumentos de precisão de medidas, pesos e massas para ensino de anatomia; relógios de medição; monitores de computador da década de 1960.

harvard 12.09 IMG 20150828 133234874Coube a Benjamin Franklin a responsabilidade de trazer os mais recentes objetos científicos da época, da Inglaterra para Harvard, e alguns deles estão expostos ao público. É realmente interessante a coleção mostrada ao público, uma vez que muitos objetos estão na reserva técnica, ou seja, guardados para serem utilizados em aulas de História da Ciência.

Também estão expostos instrumentos de geometria projetados por Galileo e instrumentos médicos projetados por Charles Lindbergh. Quem se interessa por ciência pode verificar a sua evolução através desses instrumentos e também refletir como conseguiram inventar aparelhos sem o uso de computadores, tal como é na atualidade.

Texto e fotos: Silvio Miyazaki

 

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado