Aplicativo ajuda a monitorar problemas urbanos

Usuários podem baixar sem custo e usar em smartphones

Mapear e identificar problemas urbanos nas cidades, como buracos nas ruas, falta de iluminação, acúmulo de lixo e outros problemas é a proposta do aplicativo Cidadera, desenvolvido por estudantes e ex-alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP).

O software foi projetado para as plataformas de smartphones com sistemas IOS e Android e, ainda, de forma online na internet. Nele, qualquer pessoa pode apontar falhas nas estruturas urbanas e, através da localização e de fotos, a população poderá divulgar suas reclamações e ajudar no processo de soluções.

Inaugurado em agosto, o Cidadera registrou mais de 100 problemas só na cidade de São Carlos (SP). Os realizadores do programa esperam que, até o fim do ano, o Cidadera esteja presente em outros países.

“Com o Cidadera é possível ter uma visão geral de tudo que está errado na cidade e há quanto tempo as coisas estão sem solução. Isso cria uma pressão maior para que a prefeitura trabalhe rápido”, argumentou Victor Morandini Stabile, engenheiro físico formado pela UFSCar.

É possível fazer o download gratuito na App Store e no Google Play Store.

Fonte: Agência Fapesp

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado