Brasileiros criam site que identifica usuários do Twitter que falam mal do trabalho

Ferramenta calcula a probabilidade de o empregado ser demitido, caso descoberto

As redes sociais tornaram-se uma fonte para muitas pessoas comentarem seus atos cotidianos, suas realizações e decepções, além de servir como desabafo contra situações adversas, amizades, relacionamentos amorosos e até para falar mal do emprego.

Sob os aspectos do comportamento e do sentido de privacidade que as pessoas pensam em ter no Twitter, os pesquisadores brasileiros Bernardo Pereira Nunes e Ricardo Kawase, da Universidade de Hanôver, na Alemanha, desenvolveram o site Fireme.me, que identifica pessoas que têm o hábito de se queixarem do local de trabalho e suas opiniões sobre chefes.

A página ganhou enorme repercussão após ser apresentada na conferência Web Science, há um mês, tendo recebido versões nos idiomas português e espanhol. A ferramenta funciona através de palavras-chaves no Twitter, onde é possível encontrar pessoas que falam mal da empresa em que trabalham, além de mostrar qual a possibilidade do empregado ser demitido, caso seus superiores descubram.

“A gente pega os tweets e faz uma análise de sentimento, pra ver se a pessoa que está falando mal do trabalho é mais positiva ou mais negativa. E também contabilizamos todos os tweets que a pessoa tem no passado para dar um score (nota)”, disse Ricardo Kawase.

O site EBC disponibilizou um vídeo que conta a história do Fireme.me.

Fonte: EBC

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado