Brasileiros com MBA nos EUA preferem voltar ao país, diz universidade

Engenheiro argumenta que Brasil apresenta mais vantagens

Segundo Megan Lynam, diretora de admissões da Universidade Duke, da Carolina do Norte (EUA), cada vez mais brasileiros com mestrado em Administração de Negócios (MBA) e com empregos nos Estados Unidos têm preferido voltar ao país de origem.

“São pessoas que têm oportunidades de trabalho nos EUA, mas estão escolhendo regressar ao Brasil. Nem sempre é uma decisão fácil. (Mas) muitos dizem querer ser parte de um período de crescimento de seu país. Além disso, o Brasil não tem executivos o suficiente, então as possibilidades de crescimento rápido na carreira são maiores”, opinou Lynam.

Para o engenheiro Leandro Iwase, 34 anos, que é aluno de MBA na Duke, em alguns casos, existem mais vantagens profissionais em voltar ao Brasil do que permanecer numa empresa norte-americana. O engenheiro comentou que recebeu duas propostas de trabalho nos EUA e duas no Brasil, mas só dará a resposta em janeiro de 2012.

“O interessante é que antes (os formandos) não tinham essa opção (de voltar ao Brasil). Agora, a procura aumentou, os salários estão equivalentes e, em alguns casos, ainda maiores no Brasil. Tenho visto empresas e indústrias brasileiras criando programas para recrutar brasileiros aqui”, disse.

Ainda de acordo com Leandro Iwase, muitas empresas investem em seus profissionais ao arcarem com os custos de MBAs, de cerca de US$ 100 mil (valor apenas do curso). Além disso, os estudantes de MBA podem obter bolsas de estudo ou financiamento do curso.

Fonte: Estadão.com.br

Adicionar comentário


Conteúdo Relacionado